Água viva


Água viva
(Jo 4.10-17)
Qual é a visão que temos da pessoa de Jesus?
Quem ele é para nós?
Como o vemos?
Somos nós quem o definimos, as nossas aspirações, as nossas convicções, as nossas expectativas o definem. Criamos um tipo de Jesus em nosso subconsciente.
É assim que agimos quando nos aproximamos dEle. A verdade é que, Jesus supre todas as nossas necessidades, e nossas carências, sim, é verdade, mas, porém, Ele supre as necessidades mais profundas, aquelas que estão mais escondidas, debaixo do tapete, debaixo das carapaças, que nós mesmos criamos, é ali que Jesus vai, justamente entre aquilo que de fato é verdade. Ele vai direto na divisão das juntas de nossa existência, nas profundezas de nosso coração.
Veja algumas situações no diálogo com a Samaritana:
1) Ela achava que conhecia o Messias.
Nós criamos o nosso Messias, nós concebemos através de preconcepções, nós o moldamos baseado em nossa visão destorcida das coisas, nós o elegemos como um Messias partidário, tribal, familiar, nós o concebemos como um capanga da máfia, que mata e destrói para defender a nossa família, conceitos e ideais.
Para esta mulher, o Messias surgiria como um tipo de implantador do samaritanismo, ela possuía uma visão errada...mas não a culpe por isso, foram longos anos de aprendizado, longos anos de assimilações de uma tradição baseada em conceitos errados, longos anos de uma religiosidade que só os ligava a uma divindade estranha, que era à versa a todos que não faziam parte de sua cultura. Estes permitiram que um ódio desenfreado fosse nutrido por longos anos por seus inimigos direto, os judeus (não deixe que nada venha ser usado como barreira para impedir a manifestação do Messias em VOCÊ) para esta mulher o que ela esperava era um tipo de Messias tipo inundação, tempestade, tisunami sobre seus inimigos...mas vem o Messias, e se apresenta como uma fonte, uma fonte de água viva, calma, tranquila, que jorra, que limpa, que traz refrigério, frescor para a alma.
Jesus liberta aquela mulher, daquilo que realmente prendia a sua alma. Jesus faz na vida desta mulher tudo aquilo que a sua religião não poderia fazer, tudo o que a sua filosofia de vida não poderia fazer, tudo o que os seus exploradores não poderiam fazer por ela, Jesus trouxe refrigério para aquela alma. Jesus apresentou a água viva.
2) Achava que sabia qual era o papel do Messias.
Para ela, o Messias seria um mestre guru, cheio de conceitos, de filosofias. Para esta mulher como para muitos o que importa era conhecer os dogmas, os tratados, as doutrinas, os mistérios; são como o jovem rico: "conhece os mandamentos? quais?...ah, isto tenho feito deste pequeno...eu conheço...tem alguns outros para que eu saiba?.....são jactanciosos, vangloriam-se por sua intelectualidade falsa, e morta, improdutiva...nós somos os mais sábios, aqui temos os mais bem instruidos!!!!!
que coisa!!!!
a obra do Messias é simples, composta por coisas simples, e para os simples...Ele vem, e apresenta a água viva que sacia a sede, até mesmo do mais esmerado intelectual, cansado de tantas idéias e inquirições...sim Jesus tem água viva para todos.
A maioria de nós se esconde atrás da grade do conhecimento que não produz, as vezes somos como os recém formados, que estão sempre fazendo especializações, mas que não tem coragem de encarar o mercado de trabalho, e usam como desculpa a especializações infinitas.... estamos sempre usando isto como desculpa...é hora de encarar-mos a realidade....mas quando o Messias chega Ele nos liberta, e manifesta a verdade em nossa vida...Ele disse: "mulher disseste com verdade: não tenho marido"....as vezes vivemos uma mentira, por que não queremos enxergar a verdade, a mentira passa a ser normal...mas lembre-se: o Messias trás libertação, ele lança luz sobre nós, a luz da liberdade, a luz que torna a verdade visível e perceptível.
Jesus o logos, o verbo, a água viva.
Beba desta água, e jamais terás sede....
que Deus em Cristo abençoe...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus