As chaves do Reino

“O que ligares na terra terá sido ligado no céu” (Mt 16.19)
Existem certos mistérios que a própria palavra de Deus se encarrega de revelar, e em nenhum outro lugar teremos fonte mais confiável do que a Bíblia sagrada, mesmo sendo questionada por muitos sobre a sua autenticidade, ainda assim a bíblia passou por todos os testes e é comprovadamente a palavra de Deus.

A regra básica para a interpretação de um texto é, jamais deixar de lado o seu contexto, e dentro da regra de interpretação Judaica, um versículo jamais poderá ser usado sem levar em conta o capitulo inteiro a qual ele faz parte (ver comentário Judaico do novo Testamento, pg. 35 Edit.Atos) por esta razão citaremos algumas interpretações:

Está escrito assim: “Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que você permitir na terra será permitido no céu” (Bíblia completa Judaica, Edit.Vida. traduzida do original para o inglês por David Stern)
Significado: “em conseqüência de sua confissão, Yeshua (Jesus)faz de Kefa (Cefas) (1) Shammash (comissário) com as chaves e (2) Dayan (Juiz) que como aquele que pode proibir e permitir, estabelece uma Halachá de (Lei, Prática comum)nova aliança (comentário judaico do novo testamento por David Stern, Ed.atos)

“chaves denota autoridade. Através de Pedro, representante da igreja durante séculos, Jesus está passando para a sua igreja sua autoridade ou controle de ligar e desligar da terra”. (Biblia de estudo Plenitude, SBB)

“Chaves do Reino, esta metáfora especifica como os apóstolos são o fundamento da igreja; foi-lhes dado o poder de ligar e desligar, ou as chaves que fecham e abrem as portas”. (Bíblia de Estudo Genebra. ECC/SBB)

“As chaves do reino devem ser entendidas no sentido de Mt 13, Pedro usou essas chaves para abrir a oportunidade do evangelho a Israel em pentecostes, aos Samaritanos (racialmente mestiços)” . (Manual Bíblico Unger)

Estas são algumas das interpretações deste trecho, e é claro que não foram citadas todas, existem outras interpretações, mas estas serão suficientes para compreendermos um pouco mais sobre o que queremos abordar aqui.
Quando Jesus se dirige a Pedro, ele está declarando algo que não era de conhecimento geral, principalmente por que estavam recebendo como parte de seu treinamento as instruções necessárias para a compreensão da grandeza do Reino de Deus para o qual eles foram chamados. Qual era o tipo de conhecimento que os apóstolos possuíam a respeito de autoridade? Eles conheciam a autoridade romana, e a autoridade religiosa judaica. Observem que o inicio do capitulo os p’rushim (fariseus) e tz’dukim (saduceus) foram a Jesus a fim de prová-lo, então Ele começa a reprová-los, pois justamente estes que diziam que conheciam a Deus e a sua palavra não estavam conseguindo enxergar o que estava diante de seus olhos, o filho de Deus. O porquê de tais indivíduos irem até Jesus, se da ao fato de serem estes as principais autoridades dentro do contexto Judaico; temos ai então dois grupos que possuíam a autoridade necessária para questionar a autoridade de Jesus quanto a seus ensinamentos, veja:
“Principais Kohanin (sacerdotes) que eram em sua grande parte saduceus e mestres da Torá (Lei) aliados dos fariseus representavam as duas principais concentrações de poder dentro do sistema religioso judaico” (CJNT.pg. 35)
Quando estes se aproximavam de Jesus era para questioná-lo ou para colocá-lo a prova. Jesus resolve neste momento mostrar aos seus discípulos a diferença que há entre a autoridade humana e a autoridade vinda da parte de Deus, a diferença entre aqueles que acreditam em seus Messias, e entre aqueles que não acreditam. A igreja (comunidade Messiânica) é revestida da autoridade que é dada por Deus, (desde que esta esteja dentro dos padrões de obediência e submissão, sem a interferência inescrupulosa dos perversos) isto é demonstrado pelo fato de Jesus dizer a Pedro: “Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que você permitir na terra será permitido no céu” (Mt 16.19)
A igreja de Cristo, quando está ligado ao seu Cristo em espírito e verdade, quando ela se submete inteiramente a sua vontade, e demonstra uma característica que é típica daqueles que nasceram de novo, da água e do Espírito, que produzem uma vida de arrependimento e humildade e respeito, podem contar com toda certeza com esta autoridade dada por Deus, desde que sejam imparciais quanto ao julgamento e ao objetivo de suas motivações quanto aquilo que é chamado comumente de obra de Deus executada pelos homens, então assim teremos de fato as chaves do Reino dos céus e abriremos as portas de acesso ao reino, e levaremos outros também a terem o mesmo acesso que nós .

Que Deus em Cristo abençoe a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus