"Eu sou O caminho"

"disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como poderemos saber o caminho? disse-lhe Jesus: Eu sou O caminho, e a verdade, e a vida. Nimguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.5,6)

Caminho.
Existem algumas definições para a palavra caminho. dentre elas estão algumas como: todas as faixas de terreno que conduzem de um a outro lugar; estrada, atalho, vereda; espaço que se percorre; direção; meio. Porém, o termo usado na biblia trás um significado especial, uma outra conotação. O termo caminho aqui refere-se a exemplo, a atitudes, a comportamentos, a ações. Jesus quando ensinava seus discipulos fazia isso através de exemplos; e o principal destes, estava o de sua própria pessoa. Ele se preocupava muito em se fazer entender aos seus discipulos, e ele tinha uma razão para isso. imagine se os seus discipulos não se assemelhassem a ele em tudo! não estaria o seu apostolado de mestre comprometido? afinal os que se dizem "cristãos" deve ser semelhantes ao seu Cristo. isto é o que se espera!
Bom, Jesus se preocupava em como as pessoas o viam (Mc 8.27) pois isto estava diretamente relacionado com a sua missão. A preocupação de Jesus quanto a isto não estava no fato de ter pretensões egocentricas, e sim o oposto; seria para o bem dos que o compreendessem.
Caminho. dentro do contexto de comportamento, ou atitudes, observamos alguma passagens biblicas: "caminho de Caim" (Jd 11)
"caminho de Balaão" ( 2Pe 2.15)
Vejam os textos acima! Todos se referem a obras, a comportamentos, aquilo que os homens acima relacionados fizeram. O caminho é importante, o nosso caminho, o nosso caminhar nos define. Veja o que o patriarca Jó fala da importância de um caminho reto "mas ele sabe o meu caminho; prove-me e sairei como o ouro" (Jó 23.10) Jó não temia, pois vivia uma vida de retidão. O próprio Salomão via a importancia de uma boa conduta: "pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados" (Pv 4.26)
São poucos os que se preocupam com uma vida coerente com as escrituras, há até quem diga que a biblia se refere apenas a uma conduta de fé que deve ser práticada apenas no relacionamento do homem com Deus, e não tem a ver com atitudes que demonstrem certa piedade, ou demonstração de uma vida de "santidade", pois dizem eles; isto está relacionado ao contexto que se vive e conforme a cultura que se vive. Para eles, ter uma vida piedosa e devotada à Deus é "Fanatismo". Uma conduta de "santidade" é coisa de "carola", de "beato". mas onde se enquadra o que Jesus disse: "sejam semelhantes ao seu Senhor", ou, "sede perfeitos como o vosso Pai" ? (Mt 5.48)
Os homens se preocupam em buscar apenas aquilo que promove satisfação pessoal. Não existe nada mais satisfatório para o homem do que o poder. O poder é meta, é alvo, é desejo de consumo, é fonte de motivação, e juntamente com o poder vem a busca por todos os seus derivados. A história da humanidade mostra que esta busca é de muito tempo!
Hitler era obcecado pelo poder, Napoleão também, Nero nem se fala! Estes poucos homens relacionados são a mostra daquilo que prefigura a composição da personalidade humana caida. A busca pelo poder não está restrita ao campo material ou por desejo de ocupar posições dentro de governos, sociedades, empresas, e etc...vai além, chega até ao campo religioso, "espiritual". Luta-se por posições dentro do cléro. Os homens são capazes de atitudes imaginaveis, afim de obter aquilo que a sua ganância lhes diz que é seu por direito. São capazes de qualquer coisa para alcançar o poder. Subornam se for possivel, compram pessoas com o intuito de conseguir aquilo que os colocará em evidência(At 8.14-21)A luta de Jesus era justamente em combater estes resíduos que compõem a personalidade cáida. Jesus combateu isso, procurou ensinar aos seus discipulos que uma vida moderada, e sem escessos faz parte das características de um verdadeiro Cristão. A vida não deve ser baseada naquilo possuimos, e sim naquilo que somos diante de Deus; Não existe maior merito do que sermos tidos como filhos amados de Deus.
Jesus é destruidor de qualquer tipo de pretensão egoísta, autoritária, possessiva, ufanista.
(Mc 9.35) "aquele que quiser ser o primeiro, seja o derradeiro"
(Jo 13) Jesus lava os pés dos discípulos, e ao se aproximar de Pedro; Pedro o interrompe e diz: Tu não me lavarás os pés?...como quem diz assim: o conceito de autoridade está errado, são os servos que lavam os pés de seus senhores...se fosse eu, faria assim!...Jesus não cursou a escola humana de capacitação para liderança. Com Jesus o conceito de autoridade é diferente, ele não impõe, não oprime, ele não usa de autoritarismo, ou mesmo tiranismo. Ele é o principe da paz. Então diz a Pedro eu dei o exemplo, vocês não me chamam de mestre? e eu sou mesmo...mas sigam o meu exemplo...andem por este caminho...
Andar no caminho chamado Jesus, é a certeza que chegaremos no céu...

desfrutemos destes ensinos de Cristo, e sejamos cada vez mais semelhantes a ele...Ele disse: "Não é o servo maior que o seu senhor, mas convém que seja semelhante.."Jo 13)



Que Deus em Cristo nos abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus