Deus nos conhece

Deus nos conhece Salmo 139 Deus conhece o homem, e isto é uma realidade; isto parece soar estranho não é mesmo? Talvez alguém diga: “é claro que Deus nos conhece, Ele é oniciente!”, e eu confirmarei e aceitarei isso com muita facilidade. O próprio salmista Davi escreveu sobre isso; aliás, Davi levanta uma questão teológica, e afirma que Deus é oniciente neste salmo. Davi não está aqui dando explicações teológicas, mesmo que isso acabe ocorrendo naturalmente; porém, o salmista está relatando uma experiência particular, mas que essa passa a ser coletiva, mesmo que nem todos possuam esta crença e conhecimento. Davi lança fundamentos ao dizer: “Senhor, tu me sondas e me conheces”. Davi está falando de um interesse de Deus, não em vasculhar a nossa vida, como se ele fosse um policial, e nós suspeitos de algum crime; não, Deus nos sonda porque se importa e se preocupa. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, nos deu atributos, que são os atributos comunicáveis de Deus: bondade, justiça, amor e etc. não quero aqui levar para este lado, não quero perder o foco da abordagem pretendida humildemente. Deus criou o homem, e desde então ele o acompanha, e conhece todos os seus passos dentro deste processo evolutivo, como ser humano sociável que é. O homem vive seus dilemas, traumas, ações e reações; o homem tem seus medos, suas frustrações. O desenvolvimento do homem é acompanhado de perto por Deus, na verdade, Deus o conduz, e justamente assim o faz para que este venha a amadurecer. Cada dia é um novo aprendizado, uma nova lição, uma nova experiência. O salmista diz: “tu me cercas por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim” (139.5) Deus nos cerca com seu cuidado, com seu ensino, nos conduzindo na estrada da vida, prepara lições. O salmista diz que Deus é onipresente (v.7), ele está em toda parte, e o salmista só pode ver Deus assim por que na sua caminhada da vida percebeu que aquelas experiências tinham sido criadas por Deus. Se você olhar para o lado verá Deus, ai mesmo nesta pessoa, ou nesta situação; calma! Não estou afirmando que Deus é tudo, e que tudo é Deus, eu estou dizendo que Deus tem o controle de tudo, e cria, e faz, e está nesta imensidão que é o universo criado por ele e que não suporta a sua presença, pois ele é infinito. Eu não tenho como medir a Deus, e ninguém pode. As nossas expectativas, e conjecturas sobre Deus não passam disso: “conjecturas”, Deus é muito maior do que pensamos, ele nos conhece no mais intimo do nosso ser, ainda mais por que Davi era quem era. Davi era um homem como outro qualquer. Cheio de defeitos e imperfeições, e Deus o chama de um homem segundo o seu coração, Davi sabia que Deus o conhecia muito bem, e por isso não tinha medo de se aproximar dEle; não por que fosse desrespeitoso, ou mesmo sínico ao ponto de errar e achar que Deus seria complacente com seu erro! Não! Davi sabia que Deus não era assim, porém, ele sabia que Deus conhecia sua estrutura e por assim ser seria capaz de lhe entender, lhe ajudar, a conhecer a si próprio, na verdade o homem demora a conhecer a si mesmo, pois se assim fosse não cometeria tantos erros, sabendo que há uma natureza pecaminosa dentro de si, reconhecendo o mal que de tão perto lhe rodeia. O salmista sabe que Deus o conhece, e ainda assim o ama, e é o seu Deus; que olha para este ser criado, perfeito para Deus, e tão imperfeito; criado com perfeição, mas se mostrando imperfeito no seu agir. Os versículos 19 a 22 mostram um pouco desta maldade do homem. Ele sabe que Deus é misericordioso e bondoso, mas não consegue desejar esta bondade para aqueles que lhe aborrecem: “quem me dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos!”. “Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus!”(19,22) Assim é o homem! Leva tempo para entender, demoramos a aprender que Deus nos conhece, e por isso não podemos esconder defeitos, ele conhece todos, na verdade deixem que sejam expostos para que sejam expurgados. Quando chegamos a entender que Deus nos conhece é que chega a hora da mudança. “sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conheces as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirigi-me pelo caminho eterno” (23,24). Depois que entendemos, aprendemos a andar com Deus, enxergar como ele enxerga, perdoar como ele perdoa, amar como ele ama. Estamos no caminho, Ele está ao nosso lado, Ele nos conduzira; não faltarão lições nesta vida, e precisamos aprender, a aceitar o processo, mesmo sabendo que é doloroso. Todo aprendizado leva tempo, não será da noite para o dia. Está escrito: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Cl 1.10) Que Deus abençoe a todos. A paz do senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus