sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Pegadas

Uma rica herança

Eclesiastes 1.11 "Ninguém se lembra dos que viveram na antiguidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles".

Faz parte da vida humana a preocupação de sua memória, os homens desejam ser lembrados,deixar sua marca, seu nome para a posteridade. Na verdade acredito que isso seja algo importante, não pelo fato de ser eternizado por seus feitos, e isto movido por um sentimento de vaidade, mas sim pela realização de algo que realmente venha valer apena.
Acredito que o homem deve contribuir para a geração seguinte, acredito que, se pensarmos assim não estaremos sendo egoístas ou vaidosos, e sim altruístas.
Salomão acreditava que, uma geração posterior não se lembraria daquela que passou. Viver sem um passado é triste, não ter um passado para ser lembrado e apreciado, é o mesmo que ter vivido sem expectativa no futuro. Para sermos lembrado, é necessário desenvolvermos algo de grande relevância, de forma que isso sobressaia o comum, seja exatamente aquilo que o outro precisa, mas que ninguém teve coragem ou disposição para fazer. Não importa se isto, ou esta obra seja pequena, ou mesmo grande; se seu ato foi feito a um individuo, ou a vários, não importa o tamanho, e sim o efeito. Obras marcantes tornam-se heranças perpétuas. 
Ainda bem que na história mundial temos muitos nomes que fizeram coisas que falam por si só, suas obras os seguem (Ap 14.13) (calma não estou me referindo de salvação, ou mérito;  fiz apenas um citação!) e quando me refiro que suas obras os seguem, quero dizer com isso que, eles serão lembrados por aquilo que fizeram. O valor de um homem é medido por aquilo que ele faz, e não por aquilo que diz. Fazer, realizar, executar, são coisas importantes.
O que estamos deixando para a geração seguinte? cada um de nós contribui neste processo seja em grande escala ou em pequena; seja alcançando uma pessoa, uma família, um grupo, uma nação. O importante é se temos a consciência disso.
No caso da fé, a Bíblia diz que, esta herança deixada torna-se fundamental para o crescimento e propagação e firmeza da verdade que refletirá em bençãos para a população mundial, pois ela resultará em coisas eternas. A irmã Lóide deixou uma herança de fé, esta herança foi deixada para sua filha, que por sua vez deixou para seu filho, e este transmitiu a muitos (2Tm 1.5).
Deixar pegadas para que outros nos sigam deve ser nossa missão.
Que estas poucas e simples palavras possas influenciá-lo de alguma forma para que você me siga neste conceito que não é meu, mas que recebi de outro, e que outros possam segui-lo também.

Que Deus continue sendo glorificado através de você.
Em Cristo: Rolandro Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário