Mantendo a Lâmpada acesa


(1 Samuel 3.3)
Irei usar figuradamente esta passagem bíblica, para reforçar a ideia que pretendo.
Vivemos um período único na história, a igreja passa por uma transição; talvez, e é bem provável que a maioria não esteja percebendo isso, todavia, há um povo que está com os olhos bem abertos.
A lâmpada no templo representava a presença do Espírito, e a Palavra de Deus em evidência (A aplicação tradicional diz que é um símbolo de Jesus, pois ele é a luz do mundo) mas estou fazendo uma aplicação livre; por tanto, quero me ater a presença do Espírito e a Palavra.
Quero afirmar que, A IGREJA DE CRISTO, esta está pronta, preparada para o arrebatamento; todavia, no meio desta existem uns que estão na escuridão, no SONO. Entre estes, estão lideres e liderados.
Vamos para o texto. O período em destaque mostra que: "raramente Deus falava, e as visões não eram frequentes" (1Sm 3.1) Quando analisamos atentamente o contexto, percebemos que a situação espiritual do povo não estava nada bem; a liderança perdera a visão, os sacerdotes eram verdadeiros filhos de belial, o povo estava sem um guia, sem um modelo, a palavra era negligenciada, e com isto, consequentemente a presença do Espírito havia minguado. O quadro é piorado, quando os dois filhos de Eli resolvem sair em uma batalha e levar com sigo a Arca da aliança. Para quem não obedece a Deus, para quem se rebela contra a palavra aquilo que é sagrado torna-se meramente um símbolo. A consequência, morte no arraial.
Quando a palavra é negligenciada, quando a presença do Espírito de Deus e desprezada, o resultado é a morte, as trevas predominam. O texto de Êxodo 30 diz que as lâmpadas do templo deveria receber manutenção toda manhã, e ao entardecer, consecutivamente deveria ser queimado o incenso no altar.  O novo testamento nos apresenta este momento da queima de incenso como o momento da oração Lc 1.10. aqui temos duas atividades que representam muito bem a Palavra e a presença do Espírito.
A palavra: Diz o salmista: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" (Sl 119.105). A palavra de Deus não estava sendo valorizada, ela não estava em evidência.
O Espírito Santo: A presença do Espírito se busca na oração. Diz o texto a lâmpada estava se apagando; se não havia manutenção regular das lâmpadas, não se queimava o incenso. O incenso representa a oração do crente (Ap 5.8). Um crente não pode deixar de orar, não por uma simples prática, ou por uma exaustiva obrigação, mas sim por uma necessidade vital para sua comunhão e dependência de Deus; é na oração que encontramos poder, é na oração que vencemos as batalhas, é na oração que temos o contato com o espiritual, com o sobrenatural, com o invisível, com o Rei do reino.
O perigo da falta de oração e da palavra.
(Mt 25) A Parábola das dez virgens. A lâmpada se apagando, a falta de azeite denunciava que não estavam preparadas para o encontro com o noivo. Para estas virgens, só restava a vergonha; de quem elas deveriam se queixar? delas mesmas, pois não guardaram a palavra da paciência (Ap 3.10) Guardar a palavra, e aguardar com paciência, este é o nosso dever.
Não podemos deixar esta prática da oração, não podemos deixar de praticar a palavra. Vivemos em um período em que pouco se ora, pouco se busca, pouco se obedece, e com isto vemos muitas mortes, muita cegueira, muitos absurdos, muitas mazelas; tem morte no arraial, tem muito símbolo e pouca presença, muita euforia e pouco do Espírito. É hora de voltar para a palavra, é hora de buscar a Deus, é hora de conserto.
Mantenha a lâmpada acesa!

Com amor, temor, oração e fé
Rolandro Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus