Tudo está Revelado



Mateus capitulo vinte e cinco (Mt 25. 1-13)
Jesus o Cristo, o nosso Senhor e salvador, nos trás uma mensagem em forma de parábola para enfatizar uma verdade. Ao falar sobre as dez virgens, Ele revela que a igreja, não está em trevas.
Quando me refiro a trevas, me refiro ao fato da falta de revelação ou conhecimento. Jesus diz: "Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo"...Nesta parábola encontramos alguns símbolos que são verdadeiras dicas para a interpretação desta mensagem. A escola Rabínica ensina quatro modos básico para interpretar as escrituras:

1) P Shat (Simples) sentido literal e pleno do texto
2) Remez (Dica) presente numa palavra ou em uma expressão.
3) Drash ou Midrash (Busca) uma aplicação alegórica ou homilética de um texto.
4) Sod (Segredo) Um significado místico ou escondido, alcançado pela operação numérica de letras hebraicas.
Símbolos: Numero dez, a lâmpada e o azeite.
O numero Dez: Numero da perfeição na ordem divina. Plenitude humana; simboliza a capacidade de andar e trabalhar, figurada nos dez dedos das mãos e dos pés. A biblia fala dos Dez mandamentos da lei (Êx 20), dez anciãos (Rt 4.2), dez pragas (Êx 7-11), dez pontas ou chifres dos animais (Dn 7.7,24), dez moedas (Lc 15.8) Abraão foi provado em sua fé dez vezes; desceu fogo do céu dez vezes (Gn 19.24/Lv 9.24/Lv 10.2/Nm 11.1/Nm 16.35/1Rs 18.38/2Rs 1.10/2Rs 1.12/1Cr 21.26/2Cr 7.1) O numero dez indica a perfeição do Reino, e juízo perfeito. 
A lâmpada: Lâmpada na bíblia é símbolo da palavra, diz o salmista: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" (Sl 119.105)
Azeite: O azeite é símbolo do Espírito Santo (Zc 4.2,6)

Jesus ao mencionar esta parábola estava revelando um Sod (Segredo) e dando Remez (Dica) para a interpretação. A igreja, a qual são todos aqueles que fazem parte do reino dos céus, são vistos como virgens que estão indo em direção ao esposo. A demonstração de prudência, está no fato de ter suprimento em reserva para poder esperar. A espera, embora pareça demorada ou cansativa, não impedirá que as virgens estejam preparadas, e há uma razão para isto. A lâmpada está acesa; a palavra torna a virgem atenta, pois, ela lhe dá sinais que comprovam o tempo da vinda do esposo. Sendo assim, a igreja não está sem ser avisada, ela não será pega de surpresa. Outro ponto que fortalece a ideia, é a de que a virgem tem azeite em reserva. O azeite, o Espírito Santo fortalece a igreja e a sustenta para que não desfaleça no tempo de espera. É ele quem comunica a igreja coisas referentes ao esposo, este papel pode ser visto na citação de João Batista quando fala sobre o amigo do noivo: "Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. (Jo 3.29)


Revelação. Em 2007, em Israel, um afamado e conceituado rabino YTZHAK KADURI, causou grande alvoroço ao ter revelado o nome de YHESHUA (Jesus) como sendo o Messias, disse ele que havia tido um encontro com o Messias. Seus discípulos testemunharam que o rabino que era considerado Rosh Hamekualim (Cabeça dos cabalistas) em seus últimos sermões sempre citava sobre o Messias e que sua vinda estava próxima. Rabino Ytzhak Kaduri morreu em 2006 mas deixou registrado na história algo sobre o Messias Jesus. Fonte: http://shalom-israel-shalom.blogspot.com.br e http://judeus.blogspot.com.br
O que isto tem a ver com a igreja? em termos de confirmação, nada!. Pois a revelação de Jesus para a igreja já é uma realidade a mais de dois mil anos, mas este episódio mostra uma coisa, que o povo judeu nos últimos dias receberão revelações sobre o Messias. "E aos violadores do concerto ele, com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se esforçará e fará proezas. E os sábios entre o povo ensinarão a muitos" (Dn 11;32,33) Enquanto esta geração recebe a revelação, a igreja no em tanto já a tem. Posto isto veja o que disse Jesus: "Por que a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado" (Mt 13.11) e "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo" (Ap 1.1) e "Mas todas estas coisas são o principio das dores" (Mt 24.8) e Paulo fortalece esta ideia pois, ele como participante do reino recebeu o conhecimento e disse: "Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão" (1Ts 5.3,4)
Não quero com isto dizer que somos melhores ou superiores aos judeus, não, somos conservos e participantes juntamente do mesmo reino, no em tanto a sua atual situação é a de espera pela revelação que já temos. A revelação sobre o Messias, o tempo, os sinais, tudo isto já está revelado para a igreja. Para a igreja Jesus não virá como um ladrão (1Ts 5.3,4) pois temos da parte dele a palavra da paciência e descansamos em Deus, porém, existem muitos que estão semelhantes as virgens néscias, com suas lâmpadas apagadas, sem azeite, sem direção e desapercebidas.
Estejamos pois atentos, pois a revelação já foi dada para a igreja. Façamos uso dela para a nossa orientação e a dos outros também.

Em Cristo, na fé, na oração e na vigilância

R.Silva

Bibliografia: Comentário Judaico do Novo Testamento David H. Estern-Sombras, Tipos e mistérios da Bíblia Joel Leitão de Melo- Bíblia de Estudo Genebra e Bíblia de Estudo Plenitude.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus