Onde estão os sete mil ?


"Também eu fiz ficar em Israel sete mil: Todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou" (1Rs 19.18)

A história de Elias, é sem dúvida uma das histórias mais empolgante do antigo testamento. Elias é um tipo de herói nacional de Israel. Elias surge de forma repentina no cenário, uma espécie de tempestade invadindo o palácio do ímpio rei Acabe (1Rs 17.1) até então este homem natural de Gileade, de um vilarejo onde nem se sabe ao certo a sua localização. Elias é um homem rústico, chegando a beira do brutal, mas, Deus usa ferramentas de acordo com a situação. Para a realidade de Israel, não podia ser usado um bisturi, era necessário mesmo uma espada. Elias é esta espada, que disfere um golpe profundo ao invés de um pequeno corte. Elias sai do anonimato para se tornar o homem mais conhecido em Israel. Um séquito de fãs passam agora a segui-lo, Elias se torna popular, querido, admirado. Mas este homem está longe de querer ser um popstar. ele se auto denomina como o homem que está perante a face de Deus (1Rs 17.1) e ele quer continuar assim, na presença de Deus, e para isso, ele sabe, é necessário humildade e reconhecimento de que Deus é tudo, e o homem não passa de um ser limitado. Elias se torna um exemplo, sua vida nos trás lições. Elias vive o ápice de um ministério, contempla a grandeza de Deus no monte Carmelo quando vê o altar e o sacrifício sendo consumido pelo fogo vindo da parte de Deus. Logo após este capítulo magnifico de sua vida, Elias está fugindo, abandonando seu discípulo, e pedindo a morte para si. Elias se esconde na caverna (Há momentos que uma caverna é necessária em nossa vida) mas o fato aqui é que Elias está fugindo, para Elias aquela era a caverna da fuga, para ele aquela caverna era esconderijo. Mas, quando Deus tem um propósito na vida de alguém, não adianta fugir, pois Ele te acha. Deus achou Elias ali, no monte Horebe, escondido, perdido, errante, e Deus lhe pergunta: "O que fazes aqui Elias?"(1Rs 17.13), esta pergunta é o máximo! Imagine se Deus não sabia?, é lógico que Deus sabe de todas as coisas!; mas, e nós, sabemos o que estamos fazendo? para onde estamos indo com nossas escolhas e decisões? Elias diz: "Mataram todos os teus profetas, só eu fiquei" (1Rs 17.14). Calma ai Elias, não é bem assim a história, não se acabaram os profetas, Deus reservou para si sete mil. Chegamos ao ponto que eu queria, onde estão os sete mil?
Vamos analisar os fatos por trás do texto em questão. Israel é governada por um rei ímpio, para piorar ainda mais, a rainha é uma mulher cruel, idolatra e patrocinadora desta terrível religião. Jezabel não promove apenas a sua religião, como também persegue e mata a todos que se opõe a ela. O texto bíblico nos afirma que, Obadias escondeu cem profetas em cavernas (1Rs 18.13), mas aqui temos apenas cem, ainda está longe do numero de sete mil. Toda ação leva a uma reação, vivemos dentro de uma realidade natural, onde essa realidade é afetada por uma ação espiritual, quando Deus quer agir, ele cria situações que nos levam a uma reação, nos colocando dentro do centro de sua vontade. Deus é soberano, e pode agir quando quer, e da forma que quiser, e ninguém pode impedir. No em tanto, Deus respeita a nossa estrutura e nossa realidade. Para por em efeito seu plano ele nos impulsiona através de situações. Há dois texto aqui que reforçam esta ideia: 1) (ver Juízes 6.11-) Gideão está vivendo dentro de um turbilhão de situações que irão levá-lo a uma atitude. Gideão fica indignado com a situação, e isto o leva a uma atitude, quando o mensageiro de Deus chega até ele, Gideão está pronto. 2) "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com seu propósito" (Rm 8.28 NVI) Deus estava agindo na vida de Gideão através das circunstâncias da vida a fim de despertar o seu escolhido para usá-lo na sua obra. Os sete mil, estavam levando a sua vida comum, vivendo as circunstâncias, rindo, chorando, correndo, andando, acima de tudo vivendo e vendo as coisas ao seu redor. Quando somos despertados por Deus para algo, e isso nos estimula a buscar mais à Deus, a pedir justiça, livramento, salvação; quando clamamos por uma intervenção divina, quando somos impelidos a falar de Deus, quando escrevemos algo motivados por algo que nos despertou, seja algo bom ou ruim, isso é Deus despertando seus escolhidos. Elias some por um momento, e isso levou alguns anos, ele some para que então apareça um dos sete mil, agora é a vez de outro. Capítulo vinte e dois do primeiro livro de Reis, Acabe está planejando reaver a cidade de Ramote-Gileade, e para esta empreitada ele precisa do apoio de Josafá, rei de Judá. Acabe decide consultar os profetas antes de ir a peleja, de acordo com o texto são quase quatrocentos (1Rs 22.6) todos a uma só voz declaram que deve subir, pois o senhor entregaria a cidade nas mãos do rei. Josafá por alguma razão (Veja como Deus age) decide ouvir uma segunda opinião, eis ai o meio para surgir um dos sete mil. Josafá pergunta: "Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?" (1Rs 22.7) Falar de profeta no tempo de Acabe, qual o nome que vem a mente? Elias é claro, mas neste caso não é o nome de Elias que é mencionado, e sim o de um outro, que, até então é desconhecido; seu nome é Micaías, filho de Inlá (1Rs 22.8) Ele surge em um momento da história de suma importância, todos os que são escolhidos por Deus, ocupam um lugar fundamental para o cumprimento do propósito de Deus aqui na terra, estes sete mil, estão por ai, vivendo no anonimato, passam despercebidos por todos, mas não aos olhos de Deus. Deus os reservou para um momento especial, para surgirem e cumprirem a sua missão aqui na terra. Não importa quão grande possa parecer a missão, quão difícil possa ser, aquilo que os outros não podem realizar está reservado para os sete mil. Tem muito Acabe sentado no trono, tem muitos falsos profetas falando a mentira, muitos estão dizendo assim diz o Senhor, quando na verdade Deus não falou e nem os mandou, mas quando os escolhidos abrem a boca, Deus confirma provando que foi Ele quem os enviou, e os sinais comprovaram isso.
Onde estão os sete mil?
É possível que alguns deles estejam neste exato momento lendo este texto, texto escrito por um deles também. Eu tenho esta convicção, isso não é pretensão, e sim, certeza de ser um escolhido.
Brevemente seremos acionados por Deus, no momento, muitos de nós estão vivendo as circunstâncias da vida, estão talvez chorando, inconformados com a situação, indignados com o que está diante de seus olhos. Um conselho, não se desespere; canalize este sentimento, e passe-o no filtro do propósito de Deus, então verá, que isso que te entristece ou aborrece é parte de sua missão.

Com amor, paciência, certeza e fé.
R.Silva

Comentários

  1. Não é fácil porém sei que Deus vai na frente ,pela minha vontade há muito ja teria fugido ,fui chamada de falsa,me falaram que Deus nao se revela a gente pequena, mas é em Deus que está a minha força ,sou pequena sim ,mas meu Deus é grande. E o que o senhor me mandar dizer assim eu falarei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus