Sinais que antecedem

"Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do homem: Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se manifestar". (Lc 17.26-30)

Como definir este nosso tempo?
Em que momento da história humana estamos vivendo?

Hoje ouvi alguém falar sobre o fim de todas as coisas. Interessante o que a pessoa disse, mesmo não concordando com ela. O fato de não concordar se dá exatamente por aquilo que a palavra de Deus nos revela. Existem muitas especulações sobre o assunto, muitas divagações, e presunções. Quanto ao nosso tempo e ao futuro, devemos nos ater a palavra de Deus, pois, ela é e sempre será a última palavra.
Diz o escritor aos Hebreus: "Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo. Ele que é resplendor da glória e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as cousas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da majestade nas alturas". (Hb 1.1-3) Não há uma pessoa mais indicada do que Jesus para nos dá explicações sobre o tempo presente e o porvir.
Como já mencionei em outra postagem, existem quatro métodos de interpretar um texto: "P Shat (Simples) Remez (Dica) Drash ou Midrash (Busca) e Sod (Segredo) e isto tudo encontramos nas palavras de Jesus. Ele, em sua parábola nos dá muitas dicas sobre este programa escatológico de Deus. No decorrer de toda história humana, desde seu inicio e no decorrer, Deus vem mantendo durante o curso da história humana o seu programa, e nada tem saído ao seu controle. Quando Jesus fala aqui nesta parábola sobre os dias que antecedem a sua manifestação, ele assim o faz, logo depois de uma pergunta feita por um grupo de fariseus (Lc 17.20). Quem eram estes fariseus? vamos defini-los: Com a destruição do templo, os cativeiros e o fim do sistema sacrificial, um movimento que se apoiava na torá e favorecia sua adaptação as necessidades diárias surgiu e se fortaleceu no tempo dos Macabeus no segundo século.  Dois grupos surgiram; primeiro foram os Hasidim (piedosos) depois os P rushim (separados) que adaptado ao português é Fariseus, eram chamados assim por que se separavam do modo mundano. Estes fariseus não apenas assumiram que o Tanakh era a palavra de Deus, mas também consideraram que toda tradição acumulada ao longo dos séculos pelos sábios e mestres eram de igual modo a palavra de Deus, a chamada Torá Oral. Estes fariseus além de guardadores da tradição e da lei eram também interpretes da Torá. Jesus responde a pergunta e a divide em dois. 1) Para os fariseus Jesus fala do reino, e diz que ele não se dará de forma visível. 2) Para seus discípulos Ele faz uma afirmação sobre os dias que antecedem a sua vinda, e descreve quais os sinais que antecedem este evento.
Os sinais:
Na verdade estes sinais se referem a atitudes humanas, que, quanto mais se aproxima o dia do Filho do Homem mais se intensificarão estes sinais.
Dias semelhantes aos de Noé. (Gn 6.5-7) Estes dias foram marcados por atos de rebeldia a palavra de Deus, violência e crueldade por parte dos homens. Neste período, somente Noé e sua família alcançaram o favor do Senhor; eram estes piedosos, mesmo vivendo em uma sociedade rebelde a Deus.



Dias semelhantes aos de Ló. ( Gn 19) Foi um período em que os homens se entregaram completamente as paixões infames, a sensualidade grassava em todas as classes sociais, alcançando até mesmo as autoridades do governo. A prostituição, a homossexualidade era praticada em grande escala, e apoiada pelo próprio governo.

Olhando para estes sinais descritos por Jesus, podemos perceber o nosso tempo. Estamos vivendo dentro do programa escatológico de Deus, este programa segue rigorosamente o curso descrito por Deus através de seus profetas no passado, e de todas as dicas deixadas por Deus. Jesus esclarece os fatos, e de forma precisa como somente Ele poderia fazer, pois, sendo o Filho de Deus tem acesso aos mistérios e planos, pois compartilha da mesma essência, ele, Jesus, nos alerta através destes sinais de que sua vinda é iminente, e se dará a qualquer momento, uma vez que estes fatos descritos por Jesus estão evidentes em nossos dias e estão patentes aos nossos olhos. Alguém poderia dizer: A maldade e atos promíscuo dos homens sempre existiram...Mas eu digo, não desta forma, e da maneira descrita por Jesus. São sinais que precisam ser observados. Nunca vimos tanta violência, nunca vimos os homens se entregarem com tanta avidez assim ao pecado da luxuria como em esses dias.
Tire a suas conclusões, e perceba que, estes são os dias preditos por Jesus.

Na esperança e fé.
R.Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus