Deus é nosso Refúgio (Sl 46)


Nasci e me criei no bairro da sacramenta em Belém do Pará, dos bairros periféricos de belém não é um dos piores, pelo contrário, é um dos melhores. Mas como todos os bairros de uma capital tem seus problemas, e naquela época em que ali nasci e me criei também possuía os problemas sociais daquela época, e o que me lembro é que não eram tão intensos como os de hoje. A infância foi muito tranquila, brincava muito, como toda criança da minha idade. Mel lembro dos quintais, dos muros, dos cercados, das arvores frutíferas, de todos os amigos, eram tempos dourados. Quando chegou a adolescência, as coisas começaram a mudar, os nossos olhos começam a ver o que não víamos quando criança. Talvez, por que na idade infantil não tínhamos certo tipo de visão. Começamos a ver os perigos que nos rodeavam, e nos cirandavam: bebida, violência, crime, drogas. Naqueles dias, meados dos anos oitenta, tudo isto era frequente em todos os bairros de belém, porém, não com toda esta intensidade que vemos nos dias de hoje. Vi muitos dos meus amigos enveredarem-se por estes cominhos, alguns conseguiram voltar, outros nem tanto, confesso que tentamos, experimentamos, mas graças a Deus não conseguimos nos manter ali, naquele que chamo de o lado negro da vida. Sabe como nos chamavam? corta liga. Sabe por que? eu sempre dizia: isto não é pra nós, existe algo melhor. Este melhor, naquela época eu não sabia dizer o que era. Como algo que me chamava, me reconduzindo para o caminho, era isto que eu sentia. Esta fase então chegou ao fim, chegamos a faze da juventude, e as coisas eram bem diferentes. Trabalho, muito trabalho, e lógico, havia as diversões desta fase também. Não direi: "Que saudade daquela época!", mas direi que, tudo serviu para a bagagem de uma jornada mais sólida e perfeita. Diz a bíblia: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito " (Rm 8.28) Deus não planejou para mim a parte ruim da minha vida, mas quando eu poderia entrar em um caminho sem volta Ele interviu, e de lá me tirou, na hora certa. Deus é nosso refugio, e socorro bem presente, Ele sempre age na hora exata. Nesta jornada da vida, encontrei muitos de meus amigos, e conhecidos de infância, alguns estão longe, e o que sabemos, são noticias, outros já se foram, não estão mais entre nós. O que de fato me impressiona, está no fato do agir de Deus. Alguns de meus amigos, se afundaram mesmo, em um caminho negro, ali os vi, sem forças para sair, suas famílias não conseguiram resgatá-los de lá, os amigos muito menos, porém a mão poderosa de Deus pôde fazer isso. É impressionante como as coisas acontecem, a medida não é igual para todos, existe diferença, os limites são em escalas e em graus diferentes. A medida para mim foi uma, e a medida para outro, foi outra. O que eu posso suportar, é diferente do que o outro pode, não sabemos a medida, mas Deus sabe. Reforçando esta ideia me recordo da parábola do filho pródigo, percebam ai, como as medidas são diferentes: 1°) O mais moço Precisou experimentar e descobrir com amargura que era melhor estar na casas do Pai, 2°) O mais velho sabia, que na casa do Pai era o melhor para estar, por isso não precisou sair e descobrir (Lc 15.11-) Nó somos assim, para alguns basta um conselho, para outros é necessário experimentar para saber. Assim como os indivíduos são diferentes, assim também as medidas. Muitos de meus amigos e conhecidos chegaram ao fundo do poço, e quando todos pensavam que de lá eles não iriam sair mais, a mão de Deus os arrancou de lá, mostrando que a medida para estes havia chegado, e se mais um pouco demorassem ali, eles não poderiam sair mais. É impressionante, pois, muitas pessoas não saem do buraco, por quê? a resposta está na resposta, o quê, como é isto? a resposta está na resposta?! Eu explico. Como nós respondemos aos sinais que nos cercam, pois quando estamos no fundo do poço, lá não estamos sozinhos, e muitas pessoas estão na mesma situação, no fundo do poço muitos morrem, perdendo completamente a esperança, com estes sinais que estão ao nosso lado precisamos aprender, é uma forma de linguagem que Deus usa para nos alertar e dizer: "Estendam a mão Eu estou no topo para tirar você dai". Ai esta a resposta na resposta. "Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxilio sempre presenta na adversidade" (Sl 46.1) Responder de forma positiva ao chamado de Deus fará toda a diferença em nossa vida. Estes amigos, que chegaram ao fundo do poço, alguns deles estão nas mãos de Deus, entregaram a sua vida a Ele. Falei de Jesus, e ainda continuo falando, alguns responderam de forma positiva, outros não, imagino que pensaram que falava-mos de religião. Eu afirmo que não, a religião é terrível, mas Jesus é maravilhoso, Ele sim nos liga à Deus, e a religião nos afasta. A religião é terrena, Jesus é Divino. Voltando ao assunto, estes amigos que tiveram um encontro com Deus, hoje estão experimentando algo maravilhoso, algo sublime, estão vivendo o divino em suas vidas, e o seu rosto resplandece esta divindade, isso me faz exultar em Deus, glorificá-lo ainda mais, pois vi através desta mudança, deste resgate do poço que: "Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxilio sempre presente na adversidade".

Que Deus em Cristo continue abençoando a vida de todos
Na oração, fé e certeza
Rolandro Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus