Sabedoria


“O temor do Senhor é o principio da sabedoria, e o conhecimento do santo é entendimento” (Pv 9.10)
A sabedoria, a verdadeira sabedoria, está ao alcance de todos. Na verdade ela está à procura, tanto que, clama nas esquinas das ruas (Pv 1.20) a sabedoria a que me refiro, não aquela que aprendemos em um banco de escola, ou em uma faculdade; não que este tipo de saber não tenha seu valor, muito pelo contrário, pois esta sabedoria aprendida em sala de aula é extremamente necessária para esta vida. Porém a sabedoria que vem do alto pode, e faz com que nos aproximemos mais de Deus, e o resultado final é uma vida de delícias. Não pretendo aqui esmiuçar o livro de provérbios, mas será inevitável deixar de fazer algumas observações, haja vista que é este livro que aborda o assunto em questão com grande propriedade. Temos em nossas mãos uma verdadeira preciosidade, uma fonte de saber inesgotável. Este livro aborda todos os aspectos da vida humana, e serve perfeitamente ao propósito.
Esta é uma grande contribuição do povo israelita para toda a humanidade. Vemos aqui, verdadeiramente que, os descendentes de Abraão proporcionaram grande benção para todos os povos. Esta benção esta relacionada ao conhecimento de Deus. Conhecer a Deus é sinônimo de prudência, e temer ao Senhor é o principio da sabedoria. Este tipo de sabedoria diz respeito ao relacionamento do servo com Deus. É interessante observar este tipo de conhecimento de Deus, que está relacionado com a prática da comunhão demonstrada através de todo um comportamento individual e coletivo. Este comportamento está baseado na lei de Deus. Esta lei não é uma composição legalista, inibidora e castradora, e sim, preceitos que produzem preservação, conservação e plenitude. Para usufruir o melhor de Deus, é necessário obedecer, e seguir esta lei (recomendações) esta será a prova da sabedoria (Dt 4.6) “Guardai-os, pois, e cumpri-os, por que isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente”. A sabedoria de um povo está em suas leis justas, que é a medida que torna todos iguais.,A lei preserva o direito e confirma as obrigações. Onde não há lei, sobra o caos. Neste caso, a lei, envolve cada aspecto da vida comum. A lei de Deus é o oposto do propósito de qualquer regime autoritário teocrático que escraviza e viola o direito comum. A lei de Deus proporciona: Liberdade, respeito e bem estar. A lei de Deus quando adotada como base por qualquer grupo, produz uma população feliz e prospera, e não uma população oprimida e miserável. No inicio disse que a sabedoria está relacionada a uma prática, que é o resultado de uma comunhão com Deus, fiz isto baseado na palavra de Deus (Dt 4.6) A sabedoria, resulta de um determinado período de experiência (Sl 90.12) “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. É evidente que a sabedoria é soma da experiência e da observação, porém ela pode ser adquirida através de conselhos. Estes conselhos passarão pelo crivo do tempo, e no final provarão a sua eficácia. Sendo assim, a sabedoria não é de propriedade exclusiva dos mais velhos, ela pode ser encontrada entre os mais jovens. (Jó 32.7-10) A dica encontrada no texto deixa claro que Jó era mais moço que os seus amigos, que mesmo sendo mais velhos o decepcionaram em demonstrar falta de sabedoria. “Os de mais idades não é que são os sábios, nem os velhos, os que entendem o que é reto” (V.9) O livro de provérbios diz: “Para dar aos simples a prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso...ouvi filho a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento (Pv 1.4; 4.1) A partir do momento que abraçamos os conselhos de Deus, e aplicamos em nossa vida, tornamo-nos sábios, independente de nossa idade. É lógico que, com o tempo vem a experiência e a maturidade, e aquilo que aprendemos e praticamos passam a se solidificar em nossa vida.
É lógico que, a verdadeira sabedoria não pode ser adquirida longe de Deus “Por que o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento” (Pv 2.6) e “Se, porém algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhe impropera, e ser-lhe-a concedida” (Tg 1.5)  “O temor do Senhor é principio da sabedoria” (Pv 9.10). Aqui há uma dinâmica, um progresso “Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares” (Pv 2.4)  Não há outra forma mais perfeita de encontrar a Deus se não for por meio de sua palavra, e uma vez feito isso, logo iremos nos deparar com a revelação de que Deus é santo, e isto produzirá em nós o sentimento de temor reverente. Este é o primeiro passo. Veja o que disse Isaias: “Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Por que sou homem de lábios impuros” (Is 6.5) A revelação de Deus expõe a nossa estrutura falível e pecaminosa, e produz o desejo de buscar o favor do Senhor em uma atitude de servidão e obediência a Ele, isto é o que cabe a nós. Jamais haverá um relacionamento sem observação de preceitos. Isto faz parte de todo os relacionamentos que envolvem a realidade humana. São as regras que definem as relações, sejam elas com a natureza, entre os semelhantes ou com o Divino.
É interessante a cultura oriental, pois ela reconhece o sábio por seus conselhos, por suas decisões, por suas escolhas, e principalmente por seu proceder. Veja o que diz Tiago: “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras” (Tg 3.13) A verdadeira sabedoria mostra seus frutos por meio de atitudes, ao invés de um simples saber. O livro de provérbios diz: Se guardares...se praticares...se fizeres... A sabedoria deve ser demonstrada por atos, e atos que glorifiquem a Deus. A verdadeira sabedoria reconhece Deus, pois vem de Deus, o oposto disso não é sabedoria, e sim loucura. “Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos” (Rm 1.22,23) Criar, nomear, aparentar, comparar um ser a Deus e assim adorar este ser não é sinal de sabedoria, e mostra uma total ignorância e desconhecimento das escrituras, pois ela revela que devemos adorar somente a Deus, e o homem, por mais piedoso que seja, ou tenha sido não passa disso mesmo, um homem.
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” (Os 6.3) Jesus disse: “Por que vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus” (Mt 5.20) Quanto mais lemos e meditamos na palavra de Deus, mais nos purificamos, pois a palavra de Deus é água que nos limpa (Jo 15.3) “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. Não se engane, a limpeza não está no simples fato de ouvir a palavra, ou conhecer a palavra, e sim no viver a palavra. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (Sl 119.9)
As palavras aqui apresentadas tratam a respeito de atitudes de sabedoria conforme as recomendações de Deus. Muitos porém já estão deixando de usar a bíblia como regra de fé e de prática, passaram a adotar em suas igrejas, ou grupos, recomendações filosóficas, e aconselhamentos de psicólogos adequando a palavra de Deus ao modo de vida moderno. Quero afirmar aqui que, todos que estão andando por este caminho estão errados, e desprovidos da graça de Deus, pois deixaram de acreditar na Ação e capacitação de Deus através de seu espírito que reparte os dons entre os fieis para que haja a edificação do corpo de Cristo que é a igreja (Ef 4.11-16). Estes são nódoas entre o povo, são lobos, e instrumentos do mal infiltrados entre o rebanho.

Na oração, fé, e busca por sabedoria.

(R.Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus