Ele vem depois



João: 5. 1. Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém. 2. Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres. 3. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.] 4. [Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.] 5. Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. 6. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são? 7. Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8. Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.

Como você definiria a sua vida?
Um mar de rosas, ou como uma montanha russa?
Eu acredito que ninguém leva uma vida de mar de rosas. Pobre ou rico, inteligente ou simples; todos nós levamos uma vida semelhante a montanha russa, altos e baixos. Dois textos bíblicos falam sobre isso. (Gn 3.17-19, e Jo 16.33). A ideia da montanha russa é interessante, e já usei esta mesma comparação em outros textos; isto quer dizer que, a vida é espetacular assim como é a montanha russa, é empolgante, nos faz rir, chorar, sentir medo e etc, mas tem seus altos e baixos. A verdade é que todos nós passamos por momentos de tristeza e felicidade, vivemos um misto de riso e choro, assim é a vida. Não me entenda mal, não vejo isso de forma pessimista, espere eu concluir. Eu vejo tudo de uma forma esperançosa, eu sempre enxergo a luz no fim do túnel, e a razão para isso é que eu sei que Deus está no controle de tudo,
Jesus disse: "No mundo tereis aflições", e Deus disse: "Não haverá apenas frutos, mas espinhos também". Assim se define a dualidade da vida, quente e frio, noite e dia, pobre e rico. Então vejamos o texto usado como base. (Jo 5.1-) Um homem judeu estava doente a trinta e oito anos, um homem que foi ensinado a acreditar em Deus (Ainda Bem que o ensinaram), um homem que ouviu por diversas vezes que Deus é todo poderoso. Este mesmo homem veio a ficar doente, e esta doença já o incomodava a muito tempo, Imagine a dor deste homem, imagine a angústia, o sofrimento. pois é, esse homem estava sofrendo muito. Acredito que sua dor só era superada pela frustração de estar só sem que alguém o ajuda-se; ele mesmo diz: "Não há quem me ajude, sempre vem outro na minha frente e eu fico para trás"(Jo 5.7) era intensa sua dor, maior era o sofrimento pelo abandono. Esse é um momento daqueles em que muitos perdem a fé e começam a murmurar, a maldizer a tudo e a todos. Por alguma razão este homem está esperando, algo lhe dizia que era importante esperar. Acredito que esperar não seja uma boa palavra para os dias de hoje, pois, tudo é muito rápido, e poucos, ou quem sabe ninguém queira mais esperar; mas na escola de Deus aprendemos a soletrar duas palavras que nos acompanharão por toda a nossa vida: O-BE-DE-CER, e ES-PE-RAR, precisamos aprender a esperar. Na vida esperamos pra nascer, pra comer, pra casar e etc. esperar tem seu valor. O salmista diz: "Esperei pacientemente pelo Senhor" (Sl 40.1) Há momentos que ficamos esperando, aguardando, sentimos que os céus estão se movendo em nosso favor, é uma fé que vem de dentro, e uma esperança que não morre, é acreditar.
Eu me pergunto: Será que este homem tinha conhecimento da pessoa de Jesus, será que ele sabia que Jesus realizava milagres? O que sei é que este homem ficou ali esperando, ele sentia que algo de bom iria lhe acontecer, o que ele não sabia era de que forma este algo bom iria lhe acontecer, ele pensava no anjo, no movimento da água, na compaixão repentina de alguém. Quando não conhecemos a Jesus esperamos o algo bom de tantos lugares, em pessoas e lugares errados. Este homem viveu isso, e depois de ter passado por toda dor, depois de ter esgotado toda a sua esperança em homens, depois de ter sofrido com o abandono, ele sabia, algo virá depois. Passaram trinta e oito anos, e ai Jesus vem em sua direção. Muitos doentes estavam ali, mas Jesus foi até ele, pois ele estava esperando aquele que vem depois. Jesus jamais esquece, ou passam despercebidos aqueles que estão esperando em Deus, não, nunca! Na verdade ele é a resposta das nossas orações, ele vem como resposta de nossas orações, assim como foi com o paralítico do tanque. Jesus vem e trás a cura, o milagre, a transformação, a restauração, a vida. Ele vem depois.
Jesus veio depois que Lázaro morreu, Jesus veio depois que a tempestade se agigantou, Jesus veio depois que o peixe faltou no mar, Jesus veio depois que o filho da viúva morreu, Jesus veio depois que a filha de Jairo havia morrido, Jesus vem depois, mas quando ele vem é para solucionar. O mais importante, depois que as guerras explodem, depois que as pestes aparecem, depois de toda perseguição e provação, Ele vem. Eu estou esperando, a igreja preparada está esperando, o Espírito e a Noiva dizem: Vem, Maranata!
Não duvide, Ele vem!
Você está esperando?
Jesus Vem depois.

Na fé, na esperança
(R.Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus