Daniel, homem muito amado



Texto: Daniel 10. 11,12
Tema: Daniel, homem muito amado

Daniel: 10. 11. E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo. 12. Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.

Você já ouviu a expressão: "A grama do vizinho sempre é mais verde"? Pois é, não é o caso de Daniel. Este homem recebeu o favor de Deus, mesmo quando tudo parecia conspirar contra ele. Foi arrancado de sua família, dos seus amigos, e de sua terra quando ainda era um jovem. Este homem teve seu sonho interrompido. Daniel possuía todas as razões para atribuir a sua má sorte a Deus. Ele poderia se sentir, frustrado, abandonado, ludibriado. Não foi o que ele fez, ao contrário, ele provou que mesmo quando tudo parece desfavorável, ainda assim devemos nos manter fieis a Deus, pois o Deus dos fieis jamais desampara os seus.
Daniel seguia uma rotina diária de devoção a Deus, independente do contexto ao seu redor. Este homem desde cedo descobriu que o segredo estava na obediência irrestrita, e na busca constante da presença de Deus. É aos pés de Deus que encontramos força, alento e coragem, e isso Daniel tinha de sobra. Vejamos agora o capitulo dez. Aqui, já se passara quase setenta anos, e Daniel esta indagando a Deus pelo cumprimento da promessa. Alguém pode pensar: Daniel colocou Deus na parede, Daniel se revoltou? A resposta é não! Quando perguntamos para alguém sobre uma promessa feita, é por que acreditamos que esta pessoa irá cumprir o que prometeu. Você já duvidou de seu pai quando ele lhe prometeu algo? Claro que não ! Mas porque você perguntou? Ansiedade. Daniel estava ansioso para saber quando Deus iria entregar o que prometera, não porque duvidasse, mas sim porque estava ansioso (Deus não é homem, para que minta; e nem filho do homem para que se arrependa Nm 23.19) Daniel no capitulo dez não é mais um jovem, e sim um ancião, e por mais uma vez ele está sendo aperfeiçoado pela prova, e agora é a prova do tempo. Quase setenta anos se passaram e Daniel tem que saber esperar, durante a espera aprendemos a confiar. Só espera quem confia, aqueles que desconfiam abandonam, fogem, vão embora. Daniel espera, e como é difícil a espera, porém, aqui há um segredo, a recompensa é para aqueles que sabem esperar, e Daniel a recebe em forma de uma palavra: "Homem mui amado..tuas palavras foram ouvidas" (v.v 11,12)
Isso é um verdadeiro bálsamo para aqueles que estão cansados no deserto da espera, é revigorante e rejuvenescedor. As vezes pensamos: porque demora tanto? Deus não me vê? Deus não se importa? Amigo(a) é claro que Deus te vê, e é claro que Deus se importa! A questão é que, assim como estava determinado que o cativeiro duraria setenta anos (Daniel 9.2) assim também na sua vida tudo está determinado. Não digo que Deus preparou para você uma luta, ou sofrimento, só para mostrar que ele é poderoso. Na vida estamos sujeitos a todo tipo de intempéries, Jesus disse: "No mundo tereis aflições" (João 16.33) é nessa hora que Deus hage, é nesse momento que ele intervém em nosso favor. Creia, Deus está vendo tudo, e você é muito amado por ele.
Ele te diz: Você é muito amado(a) e estou ouvindo a sua oração.

Na fé, na certeza e na paciência
(R.Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus