Em Sintonia com os Propósitos de Deus


Abrindo a Bíblia
Reflexão de hoje: Mateus 16.23
Tema: Em sintonia com os propósitos de Deus.

Pode parecer fácil, mas não é. Viver em sintonia com os propósitos de Deus requer de nós pelo menos quatro coisas: 1) Renuncia 2) Entrega 3) Esvaziar-se 4) Encher-se
Renuncia: Devemos renunciar em primeiro lugar a nós mesmos, em segundo a nossa vontade.
Entrega: Devemos entregar a Ele o senhorio de nossa vida, sonhos, e futuro. Isso não pode ser confundido com castração, pois, Deus jamais anulará a nossa vontade. Nessa entrega o nosso livre-arbítrio continuará em atividade, e a hora que quisermos tomar de volta as rédias de nossa vida o poderemos fazer.
Esvaziar-se: Trazemos com a gente muitas cargas de pensamentos, conceitos, formulas, e ideias. Isso tudo nos atrapalhará se quisermos estar em sintonia com ele.
Encher-se: Esse é o ultimo estágio do processo, esse nos levará a um nível mais elevado automaticamente. Após o esvaziamento deve haver o preenchimento da vontade de Deus. É acolher a palavra, é absorver todo o conteúdo, e o estar aos pés do mestre para aprender livremente, é assimilar a novidade desta nova visão, deste novo conceito, desta nova vida.
Somos carnais, nossa visão é carnal, e por isso constantemente somos tentados a adotar padrões carnais. Começamos bem, mas em nossa caminhada somos surpreendidos por impulsos carnais. Fazemos parte do corpo de Cristo, vivemos em comunhão, e de repente queremos sub julgar nossos semelhantes, criamos instituições que ao invés de promover o reino de Deus, acabam promovendo o reino dos homens (Carnais). Esses impulsos são insuflados pelo nosso adversário (Não quero aqui atribuir a ele a culpa de tudo) ele sabe quem somos, ele é sagaz, é ardiloso. Pedro, o apostolo Pedro passou por isso. (Mt 16.23 parte b) "Porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens". Pode até parecer um sentimento inofensivo, um pensamento, ou mesmo uma ideia boa. Não se engane, nossa visão não é tão boa assim, na verdade quando olhamos, olhamos de forma imperfeita, não enxergamos o quadro todo, mas Jesus sim! (Parafraseando) Não há porque morrer Jesus, podemos fazer desse movimento algo grande, o Senhor já é popular e podemos aproveitar isso em nosso favor. O povo já sofre muito nas mãos dos romanos, então vamos começar uma revolta e vamos trazer a libertação do povo, e tomar o poder das mãos dos romanos. Sucesso, popularidade, celebridade...nada disso interessa para Deus, ele não sofre de crise de auto afirmação como o homem sofre. O home quer sempre se auto afirmar. A maior e mais bela casa, o maior e mais belo carro, as maiores e melhores construções (É o tempo das grandes catedrais) Tudo isso é uma repetição de tudo o que já foi feito no passado. É coisa do homem aparacer, homens como Ninrode, Nabucodonosor, Simão, Ananias, Napoleão e etc
Muitos hoje estão equivocados pensando que estão em sintonia com os propósitos de Deus. Não faço uma apologia a pobreza, e nem tão pouco demonizo a riqueza, mas sei que deve haver um equilíbrio. Não podemos ser relapsos quanto ao cuidado e bem estar familiar, mas não podemos andar no limite da avareza e ganância. Os ensinos de Cristo sempre estimularam o desapego, a partilha, a simplicidade. Hoje os homens inverteram os ensinos de Cristo, esse são falsos profetas pois usam o nome de Deus para falar coisas que o próprio Deus não falou. Muitos salões estão abarrotados, e se fossemos avaliar esses números como sinal da aprovação de Deus cometeríamos um grave erro, pois os pensamentos dos homens não estão em sintonia com os propósitos de Deus, os homens buscam sempre seus semelhantes, e quando eles não querem Renunciar, Negar, Esvaziar para Encher, eles se cercam de mestre os quais o deus deles é o próprio ventre.
Os propósitos de Deus são simples: Salvar o mais vil pecador, transformar este em uma nova criatura, leva-lo para o céu.
(Gl 1.4/Rm 12.2-/1Ts 4.3/1Pe 2.15/1Pe 4.2/1Tm 2.4)
"O qual deseja que todos os homens sejam salvos e chequem ao pleno conhecimento da verdade" (1Tm 2.4)
"Ele te declarou, ó homem, o que que é bom; e que é que o Senhor requer de ti, se não que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? (Mq 6.8)

Procurando estar em sintonia, na fé e no amor

(R.Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais