O Método Eficaz



(At 2.47) "Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos"

Vivemos em um mundo competitivo; é uma verdadeira selva. O mais forte vence o mais fraco, o maior suprime o menor. Essa é a regra do mundo competitivo, eu disse do "mundo" (sistema mundano)
Esta ideia não deveria fazer parte da nossa realidade, mas infelizmente faz.
É de longa data que se trata a igreja como uma corporação. (isso é lamentável) mais uma vez eu faço a distinção entre igreja e igrejas (denominações) a igreja é de Cristo, e é o corpo místico de Cristo aqui na terra, esta é coluna e baluarte da verdade, ela tem a marca do sangue e a marca da cruz, enquanto que as denominações são humanas e sua marca .... bom deixa pra lá... (Não é isso que quero falar)
A preocupação com o crescimento faz com que se busquem métodos, e esses precisam ser os mais inovadores. Hoje temos o marketing, as técnicas, a psicologia, os métodos, a consultoria eclesiástica, a administração eclesiástica e etc. há um grande portfólio. Não são poucos os que fazem uso de todos esses recursos, e eu digo o porque. Eles não creem mais na suficiência da palavra e nem na soberania de Deus.
Vamos para o relato bíblico.
Na igreja primitiva havia ADORAÇÃO. Você sabe o que é isso? Eu não estou falando de cantorias, a bíblia está dizendo que havia adoração. Adorar é render-se, adorar é aproximar-se de Deus, adorar é atrair a presença de Deus, adorar é ver o lugar estremecer com a presença de Deus, e não pelo barulho emitido de vozes humanas, e sim pela manifestação da presença de Deus. Se você não sabe o que é isso é porque nunca esteve em uma reunião de adoração. Reunir-se para adorar não é esperar por tal profecia, ou por estar ansioso por falar em línguas estranhas. Adorar não é ficar esperando que fulano ou beltrano traga aquela visão ou profecia. Adorar é querer estar na presença de Deus com um único objetivo: Adorar. O que virá após isso? não compete a nós, e sim a Ele. Deus tem que ser o centro, o desejado, o aguardado, o esperado. Ele, e unicamente Ele. Em uma reunião de adoração não há lugar para pretensões humanos, e nem é lugar para figurinhas carimbadas (os vasos rsrs) isso é triste, ou diria engraçado. Ao longo de minha caminhada vi tantas coisas (de homem) mais quando comecei a me reunir para adorar e com quem queria unicamente adorar é que vi muitas coisas (de Deus)
Vamos lá. Na igreja havia ADORAÇÃO e isso é o que importa.
Na igreja havia SIMPATIA. Calma, não estou falando de crendices ou superstições do tipo: Sal grosso, óleo ungido, água purificada, fluidificada, vassoura de fogo, mezuzáh, água do rio Jordão, pedra do templo, pulseira da aliança, chave da vitória, anel do pacto... a lista é grande, vou para por aqui. Havia simpatia na igreja. O dicionário da língua portuguesa define simpatia assim: Sentimento de atração moral que duas pessoas sentem uma pela outra; ou seja, havia nos irmãos algo que atraia. Os de fora se sentiam atraídos pela prática, pela fé, pela conduta, pelo zelo, pela ordem, pela decência e principalmente pela presença de Deus entre eles.
ACRESCENTAVA-LHES o Senhor: O crescimento no corpo da igreja é algo comum, ou seja, é inevitável. Sobre isso Jesus disse: "O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado" (Mt 13.33)
"O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz arvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos" (Mt 13. 31,32)
Crescimento é algo intrínseco a igreja, basta ela fazer uso do que Deus lhe deu: A SEMENTE. A semente é a palavra que deve ser pregada. A semelhança do lavrador que trabalha a terra e lança a semente e espera os frutos, assim é a igreja, basta ela trabalhar a terra, lançar a semente e esperar.
A bíblia diz que na igreja havia dinamismo, havia animo em anunciar a palavra de Deus, e é por isso que ela crescia. O trabalhador não pode desanimar, por mais cansativo que seja, por mais penoso que possa ser o trabalho, ainda assim devemos continuar. Toda semeadura tem seu tempo de germinação, crescimento e frutificação. O segredo está em continuar. Diz o texto: "E dia a dia acrescentava-lhes o Senhor a igreja aqueles que haviam de ser salvos". Eis a demonstração clara do processo da semeadura: Dia a dia; isto quer dizer que a igreja não esmorecia e dia após dia trabalhava a terra e semeava a boa semente, e o resultado? Crescimento! Deus acrescentava, Deus dava o crescimento. "Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento" (1Co 3.6)
Eis o método eficaz! basta seguir este modelo. Não precisamos correr atrás de inovações fajutas, pois, o que estamos vendo é um grande retrocesso na igreja ao invés de avanço. A bíblia nos ensina que trabalhos e métodos que não coadunam com o modelo bíblico não passam de ativismo religioso e obras mortas. "Conheço as tuas obras, que tens nome deque vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus" (Ap 3.1,2) "Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu" (Ap 3.17) Nem sempre aquilo que realizamos e obra viva, e nem sempre aquilo que temos tem valor para Deus. Precisamos passar tudo pelo crivo da palavra, pois, é a palavra que revela a vontade de Deus e o que o agrada.
A igreja é dele, o mundo é dele, nós somos dele, e precisamos fazer tudo para ele, de maneira que agrade a ele e não a nós. Se é para ele tem que ser da maneira dele."Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante o Senhor, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor" (Lv 10.1,2) parece que tudo estava certo, pessoas certas, lugar certo, trabalho certo...só não estava da maneira certa, então, Deus não aceita. Eu não posso fazer do meu jeito e querer que Deus aceite; se é pra ele, então tem que ser da maneira dele.
Muitos hoje estão atrás de métodos, dos melhores métodos, dos métodos mais recentes (que pena) A bíblia já está dizendo: Ei, o método eficaz está aqui, me leia, creia em mim! É triste!
Já se vão um pouco mais de quinze anos trabalhando na obra de Deus, sempre a frente de um rebanho; seja grande ou pequeno, mais sempre a frente, e eu nunca presenciei o nanismo na igreja quando se segue o método bíblico. O crescimento é na proporção e consistência que Deus quer. Durante este tempo de ministério eu aprendi que é possível crescer em quantidade e com qualidade. O segredo está na Adoração, na simpatia e na pregação da palavra de Deus. Este é o método eficaz e que agrada a Deus.
Somos o resultado da escola apostólica, e esta é o resultado da obra do Espírito de Deus. Devemos, por amor a Deus e para a saúde espiritual da igreja continuar no caminho que Ele deixou.

Na fé, na obediência e no Modelo Bíblico.
(R.Silva)




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus