Prioridade da Igreja



Prioridade da igreja
(Atos 6.1,3,4)
A igreja é composta de membresia e ministério. Ambos devem ser um só quanto a sua missão.
A igreja e ministério devem compartilhar da mesma missão, missão esta que é revelada pela própria escritura sagrada, que por sua vez deve, e precisa ser ensinada pelo ministério e praticada por todos.
Quanto à missão da igreja podemos resumir assim: A missão da igreja é Compartilhar.
A igreja compartilha a graça de Deus, os bens, e a palavra.
Para cumprir a missão o ministério deve tomar decisões visando à totalidade do corpo e para o bem estar do corpo.
De acordo com o texto de Atos 6.1,3 e 4 Três decisões foram tomadas para que o bem coletivo pudesse ser experimentado:
1)    Suprir a necessidade do corpo
2)    Escolher as pessoas certas
3)    Dedicação do ministério ao que contribui para o cumprimento da missão
As necessidades são proporcionais ao crescimento. É equivalente ao que é chamado na física de grandeza diretamente proporcional: “Se uma cresce a outra cresce também”.
As necessidades do corpo são proporcionais ao seu crescimento. Tão importante quanto identificar as necessidades, é identificar as soluções, e para isso é necessário à escolha de pessoas certas.
A decisão foi: “irmãos, escolham entre vocês sete homens reconhecidamente cheios do Espírito e de sabedoria” (At 6.3/ NTJ)
“irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espirito e de sabedoria”(At 6.3 NVI)
A escolha não é difícil, pois os que fazem parte do corpo, e entendem o que é fazer parte do corpo consequentemente possuem qualidades: 1) Bom testemunho/Boa reputação 2) Cheios do Espírito 3) Sabedoria.
Obs. A escolha de duas versões é para enfatizar um valor muito importante: O bom testemunho (Boa reputação) A versão do Novo testamento Judaico não traz as palavras “Bom testemunho”, pois, esta ideia se funde a uma só: “Cheio do Espírito”. Os que verdadeiramente são cheios do Espírito dão bom testemunho. O bom testemunho, ou ser cheio do Espírito não é caracterizada pela demonstração de dons, e sim de frutos. Dito isto, é necessário escolher os cheios do Espírito (os de bom testemunho).
Falando rapidamente sobre a sabedoria. A verdadeira sabedoria é medida por seus resultados. “Entretanto, a prova da sabedoria são as ações que ela produz” (Mt 11.19/NTJ)
“Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham” (Mt 11.19/NVI)
Resumindo. A sabedoria é prática e produtiva, ela nasce na teoria, depois prova sua eficácia na prática. Muitos não saem do campo teórico e virtual e por isso jamais produzem.
A terceira decisão tomada foi a de se dedicarem a prática da “oração e da palavra” (At 6.4)
As decisões certas são tomadas por um ministério que é sábio e fervoroso, ou que é fervoroso e sábio.
Um ministério que prática a oração e gasta tempo na palavra é um ministério que cumpre seu papel.
Para uma visão perfeita e real, é necessário aproximação. Olhando de perto poderemos perceber que o crescimento e as decisões certas foram tomados por um ministério que tem marcas nos joelhos e no coração, ou seja, um ministério que ora e medita na palavra.
Uma igreja crescente, e onde as necessidades do corpo são supridas é sinal que há um ministério que ora e medita na palavra.
Um ministério que ora e medita descomplica e não complica.
Um ministério que ora e medita é sinal de igreja saudável.
Uma igreja onde as necessidades do corpo todo são supridas, e não de uma minoria é sinal que há um ministério que ora e medita.
O crescimento real e saudável da igreja é resultado de oração e do ensino da palavra.
Uma igreja que ora é uma igreja revestida de poder, uma igreja que prega e ensina a palavra é uma igreja que cresce.
Esta igreja é real, ela está descrita nas páginas da bíblia,mas não se restringe apenas ao passado, pois esta igreja está entre nós. Eu faço parte desta igreja, você faz parte de uma igreja assim? se não, eu lhe pergunto: O que você está fazendo para isso mudar?
Quanto a isso há três opções: 1) Oração 2) Ação 3) Comprometimento
Ore pela causa, tenha atitudes que provem que você é diferente e comprometa-se com a causa de forma que você possa influenciar a outros. Nada muda se você não mudar.  

Na fé, na oração e na palavra.

(R.Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus