Dizimo, Antigo Testamento e Novo Testamento ?



Malaquias 3.10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa...”
A palavra hebraica para dizimo é Ma’aser que significa literalmente “a décima parte”.
Na lei de Deus, os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas (Lv 27.30-32) O dizimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes (Donald C. Stanps-BEP,Pg.1375)
O dizimo, ou ato de dizimar era uma prática ancestral, antes mesmo de ser promulgada na lei.
(Gn 14.20) “e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dizimo de tudo”.
(Gn 28.22) “e esta pedra, que tenho posto por coluna, será casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dizimo”
A tribo de Levi era a única autorizada por Deus para receber os dízimos de seus irmãos israelitas (Nm 18.21) “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação”
Bom, até aqui vimos que o dizimo era praticado, e era uma ordenança no antigo testamento; mas ele o é também no novo testamento?
O dizimo no novo testamento:
Como Jesus via o dizimo, ele o apoiava como prática de gratidão e obediência, ou ele o ignorava e o proibia?
(Mt 23.23) “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais dizimo das hortelã. do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas”.
Não confunda a critica de Jesus sobre a hipocrisia de alguns, com a obediência que ele ressalta. Vejamos:
“deveis, porém, fazer essas coisas”.
Que coisas? O ato de entregar o dizimo.
Jesus não está condenando a obediência dos fariseus, ele está criticando sim a hipocrisia de alguns. Em outra passagem Jesus usa os fariseus, ou seja, a sua obediência e seu esforço quase que visceral em obedecer à lei como parâmetro para se entrar no Reino (Mt 5.20) “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus”
O sacerdócio de Jesus não era e nunca foi contra o dizimo, pelo contrário o recebeu, pois, somente o maior poderia abençoar o menor. Na tradição judaica, Abraão como sendo pai dos judeus é o maior de todos, porém, este entrega os dízimos a Malki-Tzedek (Melquisedeque)
Quem era este Malki-Tzedek? Esta figura enigmática aparece na literatura como sem origem de nascimento, genealogia ou morte, isto não quer dizer que não tivesse pai, mãe, antepassados, nascimento ou morte, mas que o Tanakh não contém registros deles. Esse fato habilita o autor a desenvolver a midrash  (Aplicação Alegórica Rabínica) de que Malki-Tzedek semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre(CJNT-David H. Stern-Pg 739 e740)
A midrash pode ser entendida assim: O Tanakh  não apresenta Malki-Tzedek de nenhum outro modo que não um Kohen (sacerdote); e uma vez que o Tanakh (Tanakh é um acrônimo formado a partir das primeiras letras das três partes da Bíblia Hebraica: Torá, N’vi’im, K’tuvim) é eternamente verdadeiro, a existência de Malki-Tzedek como um Kohen (sacerdote) pode ser considerada como sendo eterna. (CJNT-David H. Stern-Pg.740)
De forma acertada o escritor aos hebreus apresenta Malki-Tzedek (Melquisedeque) como sendo um tipo, ou figura de Cristo (Hb 5.1-10) e no capitulo sete o escritor nos apresenta uma ordem de grandeza: O maior é Malki-Tzedek (Melquisedeque) que recebia a décima parte de Avraham (Abraão), o segundo maior é Avraham, que pagava a décima parte; o terceiro é Levi, que recebe dízimos, pagou o dizimo por meio de Avraham (Abraão), porque ele ainda estava no corpo de Avraham seu antepassado; em quarto vêm os descendentes de Levi, ou Kohanim (sacerdotes), que são aqueles que de fato recebem os dízimos, e não Levi; e por último, o povo de Israel, que os pagam (vv 9-10) (CJNT-David H. Stern. pg.740) Assim a Bíblia diz que Jesus é sacerdote eternamente segundo a ordem de Malki-Tzedek (Melquisedeque) (Hb 7.17) desta forma, a ordem sacerdotal de Jesus recebeu dízimos.
Então, podemos afirmar que, o dizimo é tanto do A.T como do N.T.       
O que é entregar o dizimo?
1-  É um ato de Obediência (Lv 27.30/Ml 3.10/Mt 23.23)
2-  É um ato de gratidão e reconhecimento (Gn 4.4/Gn 14.17-20/Sl 24.1/Mt 5.45)
3-  É estar isento da culpa (Ml 3.8)

4-  É estar debaixo da benção da obediência (Dt 28.1-13/Ml 3.10-12)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus