Malaquias 3.10 “Trazei todos os dízimos à
casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa...”
A palavra hebraica para dizimo é Ma’aser que significa literalmente “a
décima parte”.
Na lei de Deus, os israelitas tinham a obrigação
de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da
terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas
(Lv 27.30-32) O dizimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto
e o sustento dos sacerdotes (Donald C. Stanps-BEP,Pg.1375)
O dizimo, ou ato de dizimar era uma
prática ancestral, antes mesmo de ser promulgada na lei.
(Gn
14.20) “e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas
mãos. E deu-lhe o dizimo de tudo”.
(Gn
28.22) “e esta pedra, que tenho posto por coluna, será casa de Deus; e, de tudo
quanto me deres, certamente te darei o dizimo”
A tribo de Levi era a única autorizada
por Deus para receber os dízimos de seus irmãos israelitas (Nm 18.21) “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em
Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da
congregação”
Bom, até aqui vimos que o dizimo era
praticado, e era uma ordenança no antigo testamento; mas ele o é também no novo
testamento?
O dizimo no novo testamento:
Como Jesus via o dizimo, ele o apoiava
como prática de gratidão e obediência, ou ele o ignorava e o proibia?
(Mt
23.23) “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais dizimo das
hortelã. do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo,
a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas”.
Não confunda a critica de Jesus sobre a
hipocrisia de alguns, com a obediência que ele ressalta. Vejamos:
“deveis, porém, fazer essas coisas”.
Que coisas? O ato de entregar o dizimo.
Jesus não está condenando a obediência
dos fariseus, ele está criticando sim a hipocrisia de alguns. Em outra passagem
Jesus usa os fariseus, ou seja, a sua obediência e seu esforço quase que
visceral em obedecer à lei como parâmetro para se entrar no Reino (Mt 5.20) “Porque vos digo que, se a vossa
justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no
Reino dos Céus”
O sacerdócio de Jesus não era e nunca foi
contra o dizimo, pelo contrário o recebeu, pois, somente o maior poderia
abençoar o menor. Na tradição judaica, Abraão como sendo pai dos judeus é o
maior de todos, porém, este entrega os dízimos a Malki-Tzedek (Melquisedeque)
Quem era este Malki-Tzedek? Esta figura enigmática aparece na literatura como sem
origem de nascimento, genealogia ou morte, isto não quer dizer que não tivesse
pai, mãe, antepassados, nascimento ou morte, mas que o Tanakh não contém
registros deles. Esse fato habilita o autor a desenvolver a midrash (Aplicação Alegórica Rabínica) de que Malki-Tzedek semelhante ao Filho de Deus,
permanece sacerdote para sempre(CJNT-David H. Stern-Pg 739 e740)
A midrash
pode ser entendida assim: O Tanakh não apresenta Malki-Tzedek de nenhum outro modo que não um Kohen (sacerdote); e uma vez que o Tanakh (Tanakh é um acrônimo formado a partir das primeiras letras das três
partes da Bíblia Hebraica: Torá, N’vi’im, K’tuvim) é eternamente
verdadeiro, a existência de Malki-Tzedek
como um Kohen (sacerdote) pode ser
considerada como sendo eterna. (CJNT-David H. Stern-Pg.740)
De forma acertada o escritor aos hebreus
apresenta Malki-Tzedek (Melquisedeque)
como sendo um tipo, ou figura de Cristo (Hb 5.1-10) e no capitulo sete o
escritor nos apresenta uma ordem de grandeza: O maior é Malki-Tzedek (Melquisedeque) que recebia a décima parte de Avraham (Abraão), o segundo maior é Avraham, que pagava a décima parte; o
terceiro é Levi, que recebe dízimos, pagou o dizimo por meio de Avraham (Abraão), porque ele ainda
estava no corpo de Avraham seu
antepassado; em quarto vêm os descendentes de Levi, ou Kohanim (sacerdotes), que são aqueles que de fato recebem os dízimos,
e não Levi; e por último, o povo de Israel, que os pagam (vv 9-10) (CJNT-David
H. Stern. pg.740) Assim a Bíblia diz que Jesus é sacerdote eternamente segundo
a ordem de Malki-Tzedek
(Melquisedeque) (Hb 7.17) desta forma, a ordem sacerdotal de Jesus recebeu dízimos.
Então, podemos afirmar que, o dizimo é
tanto do A.T como do N.T.
O que é entregar o dizimo?
1- É
um ato de Obediência (Lv 27.30/Ml 3.10/Mt 23.23)
2- É
um ato de gratidão e reconhecimento (Gn 4.4/Gn 14.17-20/Sl 24.1/Mt 5.45)
3- É
estar isento da culpa (Ml 3.8)
4- É
estar debaixo da benção da obediência (Dt 28.1-13/Ml 3.10-12)
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