Romanos 12.2

Romanos 12.2

"Não vos conformeis com este mundo, mas Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"

Essa tem sido a minha preocupação ao longo de toda a minha carreira de fé. O cristão precisa estar sempre atento para não cair em um dos maiores males que é o secularismo. O secularismo não é o uso da tecnologia ou das ferramentas de nossa época, o secularismo não é a aquisição de bens, ou mesmo o pleito por uma formação acadêmica, ou bom emprego. (Desde que Deus seja a prioridade maior, e as demias coisas secundárias). Não, isso não é secularismo. Secularismo é a reproduçao de práticas, métodos, técnicas, modismo e hedonismo. Valores bíblicos, práticas cristãs, comportamento que visa a glória de Deus, tudo isso é desprezado pelo secularismo. O secularismo despreza os valores absolutos de Deus subistituindo esses valores por aquilo que se adequa melhor aos seus próprios interesses. Muitos não estão percebendo mas, o secularismo tem adentrado em muitos redutos evangélicos, e pasmem, a porta de acesso para o secularismo não é da entrada, e sim a dos púlpitos. Nosso contexto imediato é Israel, e este povo enfrentou muitos inimigos, mas, o maior inimigo infrentado não foram os de fora, e sim os de dentro. Entre os anos 166 e 167 a.C. inicia a revolta macabéia. Porque dessa revolta? O helenismo que já havia sido assimilado por muitos em Jerusalém, deveria também o ser na pequena aldeia de Modin. (Ler o Livro À sombra do Templo/Oskar Skaursane-Pg 18) Elias Bickerman chama a atenção para dois pontos importantes. Primeiro, os judeus de Israel haviam sido expostos à influência da cultura helênica muito tempo antes da tentativa de helenização por parte de Antíoco. A violenta helenização de Jerusalém fora instigada não por Antíoco, mas por ciclos influentes com acesso à liderança política e religiosa de Jerusalém. (À sombra do Templo Pg.18)
Sobre isto o próprio livro de Macabeus relata: "Por esses dias surgiram de Israel indivíduos ignóbeis que seduziram a muitos, dizendo-lhes: Vamos! Aliemo-nos às nações que nos cercam, pois, depois que delas nos separamos, sobrevieram-nos muitos males. Agradou-lhes tal arrazoado, e alguns de entre o povo apresseram-se a ir ter com o rei, o qual lhes deu autorização para observar as práticas das nações(ou gentios), conforme o uso delas. (1Macabeus 1.11-15)
Israel foi atacado de dentro pra fora. A igreja enquanto manter sua integridade e sua prática cristã é indestrutível, mas ao abandonar tal prática perde seu valor e sabor e passará a ser pisada pelos homens (Mateus 5.13)
Qualquer semelhança não é mera coincidência, pois o homem tem a tendência de reproduzir os erros do passado, e mais ainda quando este despreza os conselhos bíblicos.
"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos" (Rm 12.2)
"Conformeis": Syschematidzo: moldar de modo semelhante; estar em conformidade com o mesmo padrão. Não precisamos ser igual ao mundo e nem imitar suas práticas e condutas para ganhar o mundo. Isso é mentira. Tem um tal PR muito popular nas mídias sociais e televisivas que usa técnicas da psicologia e da neurolinguística e um palavreado ridículo achando que essa é a forma de transmitir a mensagem de Deus. Para mim a única coisa que esse tal PR deixa claro é a sua carnalidade e vaidade intelectual. Não sejamos simplistas, não podemos ignorar o valor da palavra de Deus e da obediência a ela devida. O que temos hoje são movimentos seculares mascarado de cristão evangélico (amenizando: pode até ser evangélico, mas cristã não) não digo isso generalizando tudo e todos, mas, os frutos mostram quem somos.
"Transformai-vos": Metamorphoô: mudar, transformar; indica a mudança de lugar ou condição; mudar a própria forma.
Essa mudança só é possível por uma obediência irrestrita à palavra de Deus.
Quanto a mudança, por esses dias eu estava acompanhando um PR que eu gostava de ouvir suas mensagens, esse tal PR abriu um ministério próprio, acredito que para ter um crescimento "rápido" segundo suas expectativas ele abriu mão de certos valores, esse abandono inicial proporcionou crescimento numérico mas também lhe causou um certo desconforto pois eu o estava assistindo quando ele "esbravejando" dizia que já estava demais, muitos não estavam tendo um comportamento cristão e a aparência pudorosa era deixada de lado! Não foi ele mesmo que causou tudo isso? Então porque o desconforto?
Não existe cristianismo sem abandono, sem cruz, sem renúncia, sem morte e sem novo nascimento. Nascer de novo, significa nascer para uma nova vida, uma nova conduta, nova prática, e para um novo estilo de vida. Não há como desassociar o cristianismo da doutrina cristã expressa na bíblia sagrada, e não há como obter essa prática cristã sem os ensinos de Cristo e o exercício diário de tais ensinamentos.
A medida que nos afastamos da palavra de Deus morremos.
Não morra, não se afaste da palavra.

Na fe, na obediência e na esperança
(R.Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus