Os Falsos Profetas





Abrindo a Bíblia
Texto: Mateus 7.15-20
Reflexão de Hoje: Os Falsos Profetas

“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores”
Não é de admirar que Jesus tenha demonstrado tanta preocupação quanto aos falsos profetas, pois estes causam terríveis danos à igreja. Eles buscam tenazmente infiltrar-se entre o povo de Deus para pôr em prática seus objetivos. Eles são perigosos, ardilosos e astutos. A bíblia os compara a lobos.
Fazendo um paralelo entre o joio e os falsos profetas, podemos chegar a conclusão de que ambos aparecem quando não há vigilância (Mt 13.25) vigilância no sentido de saber de que nós como igreja estamos em guerra, e mesmo que essa guerra se dê no mundo espiritual (Ef 6.12-20), o seu reflexo no entanto, é no mundo físico. Os instrumentos usados contra a igreja são físicos, são pessoas, são movimentos, são grupos, e todos estes tem por trás de si satanás. A vigilância nos recomenda prevenção e cautela. Cautela contra os falsos profetas e contra todos os inimigos da igreja.
Qual o objetivo dos falsos profetas e quem eles são?
l) Objetivo dos Falsos profetas:
  • Roubar, matar e destruir (Jo 10.10)
Como lobos eles roubam a ovelha, eles matam a ovelha, eles destroem o rebanho.
  • Semear a semente do mal (Mt 13.25)
Assim como a palavra de Deus produz o trigo, assim também a má semente produz o joio.
Paulo diz: “...entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho” (At 20.29)
  • Conduzir o rebanho para um falso deus (Ap 2.20)
Jezabel introduziu em Israel outro altar e outro deus, ela mudou o sacerdócio, e assalariou profetas para profetizarem por baal. (1Rs 17 e 18)
Mudar o altar é mudar de Deus, mudar os critérios é mudar de aliança.
  • Destruir pilares estruturais da família e da igreja (1Tm 4.13)
Os Falsos profetas não valorizam a família, já estão no terceiro ou quarto relacionamento. Desprezam a hierarquia eclesiástica e a sua estrutura.
  • Conciliar a igreja com o mundo (Ap 2.20)
Para eles os valores cristãos precisam ser adaptados ao contexto social e ao tempo (Isso faz parte do processo de secularização)
  • Estimular o sincretismo religioso (Ap 2.20)
Adotam métodos, práticas e crendices de várias religiões e as estimulam.
  • Atrair o rebanho para si (At 20.30)
A igreja perde a identidade de cristã e passa a ser igual ao seu líder.
  • Fazer a igreja pecar. (Ap 2.20)
Eles são como satanás que além de pecar contra Deus, ainda levou outros anjos a pecarem também. Como Eva que não pecou sozinha mas convidou Adão para pecar também.
Muitos pensam que os falsos profetas são apenas àqueles que pregam heresias, e se esquecem, ou não observam atentamente para as palavras de Jesus, pois ele diz que os falsos profetas são aqueles que fazem uso da palavra, mas não vivem, e ao invés disso, vivem na prática da iniquidade. (Veja o texto de Mateus 7.22,23 e seu contexto em Mt 7.15)
Falso Profeta Gr. “pseudoprophetes”: Falso vaticinador ou impostor religioso.  Esta terminologia se aplica bem a Jezabel de Tiatira. Diz o texto que ela se declarava profetisa, e não passava de uma impostora (Ap 2.20).
Jesus mencionou duas características principais para identificarmos os falsos profetas. Estas características são a base para as demais.  Mas veja que no geral tudo está relacionado ao dizer ser o que não é.
Muitos dizem estar profetizando em nome de Deus. Muitos dizem que Deus falou com eles ou está falando, quando na verdade isto não aconteceu ou não está acontecendo.
Você já ouviu alguém dizer algo parecido com isso? “Eu estou aqui hoje na qualidade de profeta”. Cuidado! Mas quero aqui amenizar dizendo que a grande maioria faz isso sem entender o peso do que está dizendo. Vou explicar por que. Profeta não é uma opção que se faz, ou uma escolha própria, é algo que não se decide ser. Profeta é de escolha exclusiva de Deus. Leia comigo.
A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?
Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?
Entretanto, procurai, com zelo os melhores dons. (1Co 11.28-31)
Como você pôde ver, o que está escrito é que nem todos são profetas, o dom de profetizar, e mesmo o chamado de profeta não é distribuído coletivamente na igreja, cada um é chamado e cada um recebe de Deus o dom segundo a sua vontade e propósito.
Vamos para as características.

(ll) Características dos falsos profetas:
  • Aparentam ser o que não são. (Mt 7.15; Ap 2.20)

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. (Mt 7.15)
Eles possuem apenas a aparência; eles dizem ser, mas, na verdade não são.
A bíblia nos diz que os verdadeiros profetas são identificados como tais em decorrência das provas incontestáveis. Eu as chamo de provas ministeriais e provas comportamentais.
Exemplo:
Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer.
Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. (2Rs 4.8,9)

Estas são provas comportamentais. Não havia nada que desabonasse a conduta de Eliseu. Ele não se aproveitou do fato da mulher ser rica, mas como um homem de Deus manteve-se exemplar. Eliseu não se apresentou como homem de Deus, mas foi esta mulher quem disse ser ele um homem de Deus.
Ele não se auto intitula, ele é reconhecido como tal.

Vamos para outro exemplo, o da prova ministerial.
O Senhor atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe, e lhe disse: Vê, teu filho vive.
Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade. (1Rs17.22-24)

Estas são as provas ministeriais. A maioria dos que eu vi e ouvi por aí não tem estas provas. Deus atende a voz do profeta para que milagres extraordinários aconteçam. Sabe onde muitas pessoas erram? Eles pensam que todos são profetas, e não são. Você pode ser apenas um homem de Deus, ou uma mulher de Deus, e isso por si só já algo maravilhoso. Mas se você diz que algo vai acontecer e esse algo não acontece, então, a palavra na tua boca não é verdade e você não é profeta.
Jesus descreve que estes falsos profetas são capazes de enganar, pois são filhos do pai da mentira. Satanás é expecialista em imitar.
Eles profetizam, expulsam demônios, e até realizam milagres (Mt 7.22,23)
Os falsos profetas são instrumentos do diabo no meio do povo de Deus. Satanás é quem os inspira, pois, o intuito é aprisionar e enganar se possível até os escolhidos.
O diabo conhece a palavra mais do que qualquer homem (Mt 4.5,6)
O diabo pode transformar-se em anjo de luz e faz dos seus ministros, ministros da justiça (2Co 11.14,15)
O diabo é capaz de realizar prodígios (Êx 7.11,12; Ap 13.11-15)
Os falsos profetas são capazes de enganar uma pessoa, uma família, e até uma congregação inteira. Eles possuem o dom da falsificação. Eles usam do engano, da sedução, da sugestão, e de artifícios. É incrível como as pessoas são enganadas tão facilmente. Eles têm aparência, e nisso são mestres, mas o íntimo revela quem eles são de fato. Jesus disse que é do coração do homem que procedem as saídas da vida (Mt 15.19), não há como negar o que está no coração. Às vezes eu ouço o rádio e sintonizo a estação, de repente alguém faz a leitura de um texto que me chama a atenção, e eu penso que benção! Meu entusiasmo fica por ai! Não estou falando da questão da aplicabilidade do texto, isso é outra coisa, o que eu estou falando é da intenção da aplicação do texto. Nenhum deles foge do esperado, pode ser até um texto de algo puramente espiritual, transcendente a matéria, mas eles vão fazer uma aplicação que envolva o dinheiro, a conquista de bens terrenos. Ninguém quer mais o céu, o que eles querem é a terra. Isso nos leva a segunda característica.
  • Interiormente são lobos (Mt 7.15)
Antes de destacar esta característica, preciso falar que na maioria das vezes esses falsos profetas entram primeiro nos lares antes de entrarem nas igrejas.
Paulo diz: “Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade” (2Tm 3.6,7)
Mesmo que se mostrem como ovelhas, eles são na verdade lobos devoradores. Eu acredito que você já ouviu alguém dizer: Ele é uma benção, é usado, mas... Não sejamos ingênuos, pois não podemos desassociar a vida ministerial da vida particular.
Jesus diz que os falsos profetas são praticantes da iniquidade. Não se enganem!
(lll) Como combater os falsos profetas.
  • Presença efetiva. (At 20.29)
“Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos devoradores”. A presença do pastor inibe a aparição dos lobos. Quando o pastor é vigilante e atento, dificilmente os lobos arrebatarão as ovelhas.
Preciso destacar algo neste episódio de Paulo em Éfeso. É preciso que todos sejam cuidadosos e vigilantes como o bom pastor. Na ausência do pastor cuide do rebanho. O predador anda sorrateiramente entre os arbustos esperando o momento certo e a presa certa. Para o predador a vítima certa é aquela que está sozinha e vulnerável. A vítima é aquela que não está perto do mais forte. Não esteja só, não se sinta só, Jesus é o mais forte. Esteja sempre na companhia dos mais fortes para que você cresça e seja forte também.
  • Fazendo uso da palavra. (Mt 4.4,7,10; 13.24)
A palavra de Deus é a espada da verdade que o bom soldado usa para combater as mentiras de satanás. Ela é também a nossa defesa contra as investidas do inimigo (Sl 91.4) A palavra de Deus liberta e limpa a nossa mente do engano que aprisiona os homens (Jo 15.3; Jo 8.36)
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes”. (1Tm 4.15)
A ovelha bem alimentada e cuidada segue o seu pastor. Ela conhece a sua voz e ela o segue, e não seguirá o falso. (Jo 10.1-5)
Não há nada melhor do que contar com a ajuda de um pastor, um irmão ou irmã, ou seja, uma pessoa idônea e que esteja sempre disposta a nos ajudar; isto é ótimo,  porém, isto não nos exime da responsabilidade da vigilância. Precisamos estar atentos e de olhos bem abertos, e para tanto precisamos manter a nossa comunhão com Deus e com a sua palavra. Infelizmente na maioria das vezes são as próprias ovelhas que abrem a porta para o lobo.
A bíblia faz a recomendação para que todos tenham cautela quanto ao surgimento dos falsos profetas.
Você gosta de estudar a Bíblia? Não! Ela é a lâmpada que deixa tudo mais claro. Ela nos ajuda para não tropeçar. É a palavra que fala a verdade e é ela quem nos ajuda em nosso crescimento e fortalecimento.
Esteja atento e alerta, não durma o sono da displicência.
Na fé, na vigilância e na prudência.
(R.Silva)

Comentários

  1. Olha, muito interessante as passagens que você usou do velho testamento. Mas existem muitas contradições em relação aos exemplos como o de Elias, a mulher já sabia que ele era um homem de Deus. Na questão do rebanho em relação aos lobos, sabemos que a responsabilidade de proteger o rebanho é do pastor. Você de vê ser maduro espiritualmente para saber identificar os lobos, isso não é questão de força mas de conhecimento.Bom, é isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus