Sardes, uma igreja de aparência

Sardes, uma igreja de aparência
Apocalipse 3.1-6

Existem igrejas e a igreja. Falei sobre a diferença em outro texto. A igreja de Cristo está dentro de uma outra igreja. A igreja de Cristo é verdadeira, é real, é legítima. Ela segue os ensinos de Cristo, ela busca viver plenamente a palavra. O texto de apocalipse confirma esta idéia de uma igreja dentro de uma outra igreja: (Ap 3.1,2) “ Tens nome de que vives e estás morto. Se vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus”
(Ap 3.4) “Tens em Sardes umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas”
Temos aqui uma igreja dentro de outra igreja. Não importa onde a igreja de Cristo está, ela sempre será vista e reconhecida por ele.
“ Tens nome de que vives e estás morto” (Ap 3.1)
O que mata os homens, de que morte Jesus está falando?
A bíblia responde: (Rm 6.23) “Porque o salário do pecado é a morte”
(Rm 8.6) “Porque o pendor da carne dá para a morte”
Isto significa que a liderança e muitos dos congregados de Sardes estavam dando lugar à carne e cometendo pecados. Dar lugar a carne e pecar leva à morte. Este mal não é irremediável, tem cura!
Toda doença tem uma causa, toda morte tem uma causa. No caso de Sardes este mal veio por intermédio da liderança. Se o lider adoecer, os demais adoecem também (Não é uma regra geral, há exceções) foi o que aconteceu em Sardes.
(Ap 3.1,2) “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas cousas diz àquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Se vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus”.
Algumas coisas aqui precisam de explicação: Anjo, sete Espíritos, sete estrelas: O texto não está falando de um ser angelical e sim de um mensageiro humano, um lider encarregado de auxiliar os irmãos na manutenção da saúde intelectual e espiritual. Não quero dizer com isso que não acredito na existência de anjos (seres angelicais) e sim que o contexto não oferece esta interpretação (ver Ap 1.16,20)
O número sete representa divindade, perfeição e plenitude. O profeta Isaias nos diz que aquele que possuí o sétuplo Espírito de Deus é o Messias (Is 11.1-10) isso quer dizer que ele possuí a plenitude. Ele possui a plenitude de poder, do governo (as estrelas em suas mãos) ele governa a igreja (castiçais) e sabe o que se passa nela.
“Não tenho achado íntegras as tuas obras” (Ap 3.2)
Como é possível um líder espiritual entrar por um caminho tão sombrio a ponto de ser repreendido por Deus? Quero expressar a minha surpresa, pois, não é o que se espera de um líder espiritual!
Vamos para a causa. Disse anteriormente que toda doença tem uma causa. A falta de vigilância é a causa.
Somos carnais e tendenciosos ao pecado. Quando recebemos à Cristo, recebemos seus ensinos, seu Espírito, sua mente. Resumindo, recebemos uma nova vida. Esta nova vida exige renúncia, abandono, afastamento e propósito (c.f. Fp 3.13,14/22Co 5.17) enquanto temos isto em mente, praticar o que não agrada a Deus é mais difícil; não quer dizer que seja impossível (Não esqueça, somos carnais) Porém, o nosso esforço nos levará para longe do erro. Paulo chama isso de a busca das coisas espirituais ( Rm 8.5/Gl 5.16/Fp 4.8)
Muitos esquecem que estas pequenas recomendações são vitais, e segui-las nos torna fortes e aptos para o Reino. Abandoná-las é o mesmo que esquecer a porta de casa aberta, os riscos são enormes, e o prejuízo grandioso.
Nesta minha jornada tive a experiência (desagradável) de conhecer algumas pessoas que cometeram o mesmo erro de alguns de Sardes. Tinham nome, aparência, mas estavam mortos.Flertavam com o pecado, a prática, o pensamento e a conversa era coisa de ímpio. Suas obras eram reprováveis diante de Deus. Talvez alguns destes estejam lendo, ou quem sabe você conhece alguém assim. Sabe o que eles pensam? “Eu posso até errar, mas Deus é comigo e aprova o meu ministério! A igreja que eu pastoreio continua crescendo, os irmãos estão prosperando. Eu tenho tudo! É sério isso?
Quem disse que a igreja de Sardes não estava creacendo? Ela estava crescendo sim! Sabe o que estava diminuindo lá? Os limpos, eles eram poucos!
“Tens, contudo, em Sardes umas POUCAS pessoas que não CONTAMINARAM as sua vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas” (Ap 3.4)
Sabe o que significa as roupas brancas?
Mais uma vez a Biblia responde: “pois lhes foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos” (Ap 19.8)
O que conta para Deus é o que somos e não o que aparentamos ser. Nossos atos nos definem. Somos o que praticamos.
A liderança de Sardes era apenas a aparência do que deveria ser, muitos irmãos em Sardes eram apenas a aparência do que deveriam ser e por isso foram expostos.
A palavra de Cristo para eles não era de condenação e sim de alerta e salvação.
“Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer…” (Ap 3.2)
“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti” (Ap 3.3)
Deus dá oportunidade para que todos se arrependam (ainda há tempo) e não sofram o dano de terem os seus nomes riscados do livro da vida (c.f. Ap 3.5)

Na fé e na esperança
(R. Silva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus