Sinais que antecedem - Fenômenos Sociais


Sinais que antecedem a volta de Jesus

Mateus 24.

Em uma das descrições mais importantes do Novo Testamento, Mateus registra o discurso escatológico de Jesus, ele o faz após as perguntas feitas por seus discípulos. 

Neste diálogo, Jesus entrega aos seus discípulos muito mais do que informações, ele faz muito mais do que responder a perguntas, ele dá sinais. Estes sinais serviriam de orientação para o seu povo, de alerta, deixando-os a par do que iria acontecer e do tempo que aconteceria.

Os sinais servem de orientação e determinam tempos, são eles que marcam o início e fim de um período. 

Se não tivéssemos os sinais para nos orientar como saberíamos a respeito do tempo, do início e fim de uma etapa? 

No livro de Gênesis no capítulo primeiro, no verso de número quatorze, encontramos a seguinte informação : "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos". (Gn 1.14)

Tudo foi criado com propósito, Deus nos oferece tudo com o propósito de nos auxiliar e beneficiar. Assim como os astros celestes orientam na navegação, determinam estações, nos ajudam a contar as horas, os dias, meses e anos, marcam o início e fim de uma época, assim os sinais nos auxiliam na percepção dos tempos. 

Até os próprios astros eram usados como sinais de orientação e cumprimento de profecias. Se não vejamos: "E perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos a adorá-lo". (Mt 2.2)

Sinais. O que eles são? 

São comprovações de vaticínios, é a prova e autenticação, seja de ministério profético, ou messiânico. Em resumo, sinais atestam o que é de Deus e o que não é de Deus. 

Os sinais podem ser: Pessoas, fenômenos, milagres, eventos. 

O dicionário teológico define os sinais da seguinte forma:

Sinais:

Nas escrituras do Novo Testamento, são os milagres e prodígios operados pelos discípulos por intermédio da ação do Espírito Santo. O objetivo dos sinais é levar os incrédulos a reconhecer a soberania divina e a glorificar o nome de Cristo. 

Sinais dos tempos :

Fiel cumprimento das profecias bíblicas, nos mais diversos setores da vida religiosa, política e social da humanidade, bem como no âmbito dos fenômenos naturais, que têm por objetivo : 1) Alertar a igreja quanto a proximidade da volta de Cristo; 2) Advertir os incrédulos, a fim de que se arrependam e tomem parte no arrebatamento; 3) E mostrar a soberania de Deus sobre todas as coisas, evidenciando sempre a supremacia de seu Reino. 


Estes sinais descritos, milagres, prodígios, cumprimento profético, todos fazem parte do ministério messiânico; eles são a comprovação e autenticação do Messias. "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos" (Lc 4.18,19,21)

A chegada do Messias seria acompanhada de sinais, pois eles confirmam o Messias. 

"se não virdes os sinais e milagres, não crereis" (Jo 4.48)

"As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas testificam de mim" (Jo 10.25)

Quando Jesus responde às perguntas dos discípulos: 1) Quando serão estas coisas? 2) Que sinal haverá da tua vinda? 3) E do fim do mundo? 

Jesus está dando uma garantia, ou seja, ao apresentar os sinais que deverão acontecer ele está afirmando: Não duvidem, eu sou o Messias e estou afirmando que essas coisas acontecerão. 

Chamo a sua atenção para a advertência feita por Jesus: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane?" (Mt 24.4)

A palavra Acautelai-vos no grego é "BLEPO" e significa: Basear-se, prestar atenção. 

Prestar atenção a que? 

Aos sinais, esta é a resposta. 

Quais sinais?

Jesus descreve uma lista de sinais, eu os separei em quatro grupos os quais eu chamo de fenômenos :

  1. Fenômeno Religioso 

  2. Fenômeno Social

  3. Fenômeno natural 

  4. Fenômeno epidemiológico 


Fenômeno Religioso:

Falsos cristos, falsos profetas (Mt 24.5,11,24)

Sobre os falsos profetas já falamos em outro estudo (Ver Os Falsos profetas em nosso Blog) 


Fenômenos sociais:

Assim como a religião, ou seja, a crença, as guerras fazem parte dos fenômenos sociais. Estes estão aqui separados por motivos óbvios, o ministério de Cristo e seus ensinos são anteriores às ciências sociais, e por essa razão não precisam serem descritos com parte de um mesmo evento, ambos seguem uma sequência e tornam-se mais frequentes à medida que o tempo avança. 

Disse Jesus: "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim" (Mt 24.6)

As guerras não são vistas apenas como fenômenos sociais, aliás, elas são vistas como problemas sociais. São muitos os motivos de uma guerra: Disputa pelo poder, motivações econômicas, imposição de ideias, cultura e religião. 

Temos os vários tipos de guerras também nos dias atuais, estas guerras estão bem diante de nossos olhos, elas fazem parte de nossa realidade. Não são apenas as guerras entre países, temos as guerras urbanas, a violência que atinge cidades de todos os portes, bairros e comunidades. Vivemos dias de guerra. 

Jesus descreveu com precisão os vários tipos de guerras, suas dimensões e motivos. 

Vamos para os tipos de guerras descritas por Jesus:

  1. Guerras.

Ele disse: "ouvireis de guerras" (Mt 24.6)

Isso nos leva aos tipos de guerras: Guerras entre países com o uso de armas de destruição em todas as suas formas. Guerras entre grupos religioso, são extremistas, terroristas. 

Guerras urbanas, milícias, facções, a violência urbana que atinge a sociedade. 

Guerra virtual, cibernética, são as guerras na mídias sociais. 

  1. Dimensões :

A nossa história registra guerras de várias dimensões: Mundiais e regionais. 

Tivemos duas grandes guerras no âmbito mundial. Porém, temos as guerras regionais, essas parecem ser infinitas em alguns lugares. 

  1. Motivo:

Os motivos são variados, eles vão desde o motivo mais comum que o da disputa pelo poder, como também por questões religiosas. Dois motivos não poderiam deixar de serem mencionados aqui, um é aquele motivado pelo crime, ou seja, a guerra por pontos de vendas de drogas, a guerra entre facções criminosas e a guerra motivada pelas drogas. Outra é a guerra motivada pela discordância de ideias e preferências. Sim, isso é verdade, estamos em guerra, as pessoas promovem verdadeira guerra pelo simples fato da não concordância de ideias, opiniões e preferências. As pessoas tornaram-se hostis, energicamente hostis nas redes sociais. 

Chamo a sua atenção para um motivo em particular descrito por Jesus: "Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome" (Mt 24.9)

É inegável que estamos vivendo o cumprimento desta profecia. 

Vamos para pelo menos três objeções feitas por parte dos céticos:

  1. A hostilidade para com os cristãos seria inevitável e não precisaria de uma profecia para isto. 

Os cristãos não faziam parte de uma "religio licita", ou seja religião legal, autorizada. As religiões autorizadas gozavam de proteção por parte dos decretos imperiais romanos e não era o caso dos cristãos que não eram vistos nem como judeus, e nem como gentios. 

  1. Guerras sempre existiram. 

A disputa e os conflitos sempre fizeram parte da trajetória humana. 

  1. Advento tecnológico. 

Dizem eles que todos esses problemas sociais, como conflitos, violência e guerra sempre existiram mas não havia como divulgá-los com a facilidade que é hoje. 

Usando as objeções podemos dizer o seguinte :

Em primeiro lugar o cristianismo não sofreu perseguição apenas no período do império romano, as perseguições aos cristãos aconteceram até hoje. Como alguém poderia prever que o simples fato de seguir os ensinamentos de Jesus e compartilhá-lo seria a causa de tanta violência e atrocidades. A religião cristã é a que sofre mais ataques nos dias atuais, há uma verdadeira oposição a fé cristã. 

"e sereis odiados por todas as gentes por causa do meu nome" (Mt 24.9)

Em segundo lugar como alguém poderia prever algo de forma tão precisa sobre guerras, tipos de guerras, dimensões de guerras? Não havia divulgação, não havia facilidade nas informações e nem rapidez nelas.

E por último, a questão não está no fato da facilidade de informação que a tecnologia hoje nos proporciona, e sim em algo dito por Jesus: "Mas todas essas coisas são o princípio das dores" (Mt 24.8)

A ideia aqui é o de uma parturiente. Uma mulher grávida sente contrações uterinas regulares. No início, essas contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de tempo que duram entre 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos. 

O uso da imagem da mulher grávida nos leva ao entendimento de que, a medida que estes sinais se tornam menos espaçados, ou seja, quando eles estão acontecendo em maior frequência, então isso quer dizer que o tempo da volta de Jesus se aproxima. 

Não podemos ignorar os sinais, eles servem de orientação. 

Jesus criticou os escribas e fariseus por não perceberem os sinais que estavam diante de seus olhos. "Hipócritas, sabeis diferençar a face dos céus e não conheceis os sinais dos tempos?" (Mt 16.3)

Jesus nos apresentou os sinais dos tempos, ele os descreveu de forma muito clara. 

Porque alguns grupos nutrem ódio pelos cristãos? Estariam os cristãos na contramão dos tempos modernos? Seriam os cristãos apenas retrógrados? A razão do ódio é perseguição seria motivado apenas ao fato de os cristãos defenderem valores basilares que por alguns são vistos como antiquados e conflitantes? 

Seriam estes os motivos? 

Não apenas isto. Jesus disse: "sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome" (Mt 24.9)

Isto tem a ver com a identidade do cristão. O cristão não é cristão só porque frequenta uma igreja cristã, ele é cristão porque segue os ensinos de Cristo, vive os ensinos, defende os ensinos, compartilha os ensinos. Paulo disse assim: "E também todos os que plenamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições" (2Tm 3.12)

As perseguições, as prisões, a tortura e até a morte sofrida por cristão estão bem presente em nosso dias e com maior frequência. No ano de 2019 de acordo com a ONU mais de 250 milhões de cristãos foram severamente perseguidos no mundo. 

Estes ódio nutrido leva a criação de leis que vão de encontro com os valores cristãos, este ódio nutrido leva a criação de peças teatrais, a músicas, a discursos e textos que agridem a fé, os valores, e símbolos cristãos. 

Jesus predisse tudo isto. 

Não são apenas ataques, estes são sinais de que o dia da redenção se aproxima. 

Estejamos atentos quanto a isso e não sejamos pegos de surpresa. Jesus está voltando. 


Que Deus em Cristo abençoe a todos. 


Na fé, na esperança e atento aos sinais. 

R. Silva 

Bibliografia: Bíblia sagrada (ARC), Bíblia de Estudo NVI, Bíblia de estudo Dake, Bíblia de estudo palavras chave Hebraico e Grego, História dos Hebreus (Flávio Josefo),  História eclesiástica (Eusébio de Cesaréia) Novo dicionário da Bíblia (John David), Dicionário Teológico (Claudionor C. De Andrade), À sombra do templo (Oskar Skarsaune), Comentário Judaico do Novo Testamento (David Stern) 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus