Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais


Fenômenos Naturais 

(Mateus 24.7)

"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares" 


O que são sinais?

Os sinais são vaticínios; são a prova e a autenticação do ministério profético e messiânico.

O dicionário teológico define os sinais da seguinte forma:

1) Nas escrituras do Novo Testamento, são os milagres e prodígios operados pelos discípulos por intermédio da ação do Espírito Santo. O objetivo dos sinais é levar os incrédulos a reconhecer a soberania divina e a glorificar o nome de Cristo. 

2) Fiel cumprimento das profecias bíblicas, nos mais diversos setores da vida religiosa, política e social da humanidade, bem como no âmbito dos fenômenos naturais, que têm por objetivo : a) Alertar a igreja quanto a proximidade da volta de Cristo; b) Advertir os incrédulos, a fim de que se arrependam e tomem parte no arrebatamento; c) E mostrar a soberania de Deus sobre todas as coisas, evidenciando sempre a supremacia de seu Reino. 

Feito a ressalva, vamos para o estudo.

Fenômeno Natural. Esse é o terceiro fenômeno apresentado por Jesus.

Em seu discurso escatológico Jesus destaca que alguns fenômenos ocorreriam com maior frequência próximo da sua volta. Quero deixar bem claro que, não estamos tratando de assunto distante, nem tão pouco estaremos falando de um assunto que é um mero tema bíblico, estamos lidando com a constatação de fatos, estamos lidando com algo que foi predito a mais de dois mil anos atrás e que esta se cumprindo em nossos dias, ou seja, queremos dizer que Jesus está voltando.

Jesus disse: “e haverá terremotos em vários lugares” (Mt 24.7)

Não podemos negar que estes fenômenos naturais ocorrem a milhares de anos, e que isso não é nenhuma novidade. A própria bíblia relata alguns desse acontecimentos a bíblia relata a ocorrência de grandes secas (Gênesis 41.54) terremotos (Amós 1.1/Zacarias 14.5/Atos 16.26) tempestades (Jó 2.16,18) ou seja, eventos assim já ocorreram no passado. Porém, não com tanta frequência.

Todos esses eventos eram esporádicos, não ocorriam com tanta frequência, dai vem o que Jesus chamou de as dores de parto (Mt 24.8)

 Para quem não sabe o que isso significa eu vou explicar. Jesus está falando do estado de uma parturiente. Uma mulher grávida sente contrações uterinas regulares. No início, essas contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de tempo que duram entre 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos. 

O uso da imagem da mulher grávida nos leva ao entendimento de que tais eventos ocorrerão em maior número e em um menor espaço de tempo entre eles. 

Vejamos os relatos e ocorrência dos maiores desastres mundiais. 

  • Tsunami em Lisboa. 

Em 1755, um terremoto seguido de um tsunami acabou com Lisboa, cerca de 100 mil pessoas morreram. 

  • Inundação na China. 

Em 1931 uma enchente o rio Huang He que durou de Julho a Novembro causou a morte de mais de 4 milhões de pessoas. 


  • Ciclone na Índia. 

Em 1970 ventos que passavam de mais de 200 km/h deixaram um rastro de aproximadamente 500 mil mortes. 


  • Tsunami na Indonésia. 

Em 26 de dezembro de 2004, um dia depois do Natal, um terremoto de 9.2 na escala Richter desencadeou uma série de tsunami que devastaram as costas dos países banhados pelo oceano índico, principalmente a Indonésia, país mais afetado pela tragédia. 

Mais de 230 mil pessoas morreram e por volta de 40 mil continuam desaparecidos. 


  • Furacão Katrina. 

Na manhã do dia 29 de agosto de 2005, a tempestade tropical que havia se formado nas Bahamas chegou ao litoral sul dos Estados Unidos. A cidade mais atingida foi Nem Orleans que registrou deixando mais de 1.800 mortos. 


  • Terremoto no Paquistão. 

Em outubro de 2005, cidades do Paquistão e da Índia foram devastadas por um forte trenós que alcançou 7,6 na escala Richter. Mais de 75 mil pessoas morreram. 


  • Ciclone em Mianmar. 

Em 2008, o violento ciclone Nargis chegou até Mianmar desencadeando uma onda enorme que vitimou sua população. O número de mortos chegou a 80 mil e a mais de 1 milhão de desaparecidos. 


  • Terremoto no Haiti. 

em janeiro de 2010, um terremoto de grau 7 na escala Richter atingiu o Haiti. O sismo destruiu completamente a capital Porto Príncipe e deixou mais de 250 mil mortos e 1,5 milhão de pessoas desabrigadas. 


  • Terremoto no Chile. 

Em 2010, cidades inteiras na costa do Chile foram atingidas e destruídas por um terremoto de 8,8 na escala Richter deixando mais de 800 mortos e 800 mil desabrigados. 


  • Desabamento no Rio de Janeiro. 

Em janeiro de 2011 a região serrana do Rio de Janeiro sofreu um dos maiores desastres naturais da história do país. Na madrugada do dia 12, milhões de metros cúbicos de água e lama desceram pelas encostas da região a uma velocidade de 150 km/h, resultando na morte de mais de 900 pessoas e deixando mais de 30 mil desabrigados. 


  • Tsunami no Japão. 

Um tremor de 8,9 classificado como o maior da história, atingiu o Japão em março de 2011 e deixou um saldo de mais de 15 mil mortos e 17 mil desaparecidos. 18 mil casas foram destruídas. 

(A lista é grande. Para detalhes acessar: Relembre 13 desastres naturais ocorridos no século 21)

Estamos vendo estes eventos ocorrerem de uma forma crescente e menos espaçadas. 

Segundo o relatório da ONU estamos vivendo um período de maior incidência de desastres naturais. 

A medida que estes sinais se tornam menos espaçados, e com maior frequência, temos a certeza de que Jesus está voltando.

Essa é ideia apresentada por Jesus. Não estamos falando de uma hipótese, estamos falando de fatos. Poderia parecer um absurdo para alguns quando ele discursou sobre o assunto, mas agora, temos os fatos. O que ele disse aconteceu e está acontecendo. 

Para alguns os eventos catastróficos podem ser explicados pela ciência. Para alguns as atividades humanas têm causando um agravamento aos fenômenos naturais, causando assim um desequilíbrio no planeta. O aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares estão associadas a estas atividades. Bom, isso é o que pensam alguns. Não podemos esperar do corpo científico qualquer tipo de explicação além da ciência, afinal, esse é o seu objeto de estudo. Porém, nós, usamos a fé nas palavras de Jesus, e estas são corroboradas pelos fatos. 

Se tais fenômenos são causados por ações humanas, como Jesus poderia prever? Como Jesus poderia prever um crescimento populacional desordenado? Como ele poderia prever as atividades predatórias dos homens? Como ele poderia prever a mineração, a extração de petróleo, o desmatamento, as queimadas e etc? 

Se estas são a causa dos desastres, então como ele poderia ter previsto tudo isso?

Jesus pôde prever porque ele é o Messias. 

De acordo com o relatório da ONU, nos últimos 20 anos os desastres naturais mataram mais de 1,3 milhão de pessoas no mundo, e deixaram mais de 4,4 bilhões de feridos. 

Todos os anos ocorrem vários eventos catastróficos, por mais que os homens se empenhem em evitar, por maior que sejam os esforços, o uso da tecnologia, da ciência, por mais que hajam acordos entre países em diminuir a emissão de gases poluentes, por mais que se empenhem no uso de energia renovável, por mais que haja preocupação com o meio ambiente, por mais que se estimulem a reciclagem, ainda assim ocorrem os desastres. Não estou aqui sendo pessimista, e nem afirmando que Deus determina a degradação e destruição do mundo, não é isso. Na verdade, se todos olhassem mais para a palavra de Deus, e se ocupassem em meditar nela, e a usassem como fonte de inspiração teríamos mais respeito com o meio ambiente e um uso responsável do que a natureza nos oferece. 

Deus não deseja que a sua criação seja destruída, mas infelizmente é isso que o homem faz. É possível supor que a corrida espacial, a busca por outros planetas habitáveis, não passe de uma tentativa de fuga do homem, a percepção de que os recursos estão findando por aqui e algo muito claro. Tudo aqui está com o tempo contado. Falta consciência e interesse real de preservar o meio em que vivemos. Os poderosos fizeram fortunas extraindo, devastando e destruindo. 

Jesus não errou em prever todo esse quadro catastrófico. Hoje é fácil fazer uma previsão como essa usando todos os recursos e experimentos e dados que possuímos. Seria isso impossível a 2 mil anos atrás. 

Jesus previu. 

Jesus ao discursar sobre isso estava fazendo um alerta. Esses são os sinais que antecedem a minha volta. 

Tudo tem um fim determinado. 

Diz a Bíblia: "Tudo tem o seu tempo determinado" (Eclesiastes 3.1)

"Que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?" (Mateus 24.3)

Estamos nos tempos finais, na hora duodécima do relógio escatológico de Deus. 

Esteja preparado, Jesus está voltando. 



Na fé, na esperança e na prudência. 

R. Silva 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Em Sintonia com os Propósitos de Deus