"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas" (1 Coríntios 12.28)
O ministério apostólico tem validade nos dias atuais? Esse ministério ficou restrito aos doze ou teve a sua continuidade na igreja até os dias atuais?
Quero convidar você a uma jornada, peço a você que se desfaça de sua bagagem ideológica e denominacional, e vazio dessas coisas permita-se ser preenchido pelo conteúdo da palavra de Deus. Nosso objetivo com esse estudo é único. Aprender com a palavra de Deus.
Deus diz que a única forma de não sermos destruídos é através do conhecimento (Oséias 4.6a) Não podemos cair nesse erro. Estejamos prontos para isso.
Quero me comprometer com você também leitor, de que minha mente estará sujeita a palavra e me aterei a ela. Não pretendo fazer nenhuma abordagem sobre esse assunto levando em consideração minhas próprias convicções, aliás, isso soa contraditório, uma vez que nossas convicções devem ser o resultado do nosso conhecimento da palavra de Deus e do Deus da palavra. Dito isso, vamos seguir adiante.
Primeiramente iremos buscar a origem do termo apóstolo, seu significado e o seu uso.
No final, iremos juntos, através da palavra de Deus descobrir se esse ministério ficou restrito aos doze ou se houve continuidade na igreja até os dias atuais.
- Apóstolo: Origem do termo.
A origem da palavra é grega, antes da época neotestamentária essa palavra era raramente usada. No grego clássico, seu uso limitava-se na maioria das vezes a contextos de navegação. Heródoto, historiador e geografo grego usou essa palavra pelo menos duas vezes.
O termo apóstolo passa a ser mais usado com o advento do cristianismo através de seus escritores, o escritor cristão que mais usa o termo é Paulo, para se ter uma ideia, o termo aparece 80 vezes no Novo Testamento, sendo que nos escritos de Paulo é usado 35 vezes. Isso quer dizer que o termo apostolo obtém maior uso entre os cristãos.
No tópico anterior descobrimos que o termo apóstolo é de origem grega, e que seu significado estava mais restrito a questões de navegação. Quando o escritor Heródoto usa o termo, ele o faz no sentido de se referir a um delegado. Na septuaginta (Tradução da Bíblia Hebraica para o Grego) o termo apóstolo aparece uma única vez e com o mesmo significado que o de Heródoto, ou seja, delegado: Individuo que recebe tarefa ou poder.
No novo Testamento, o significado fica mais restrito a de um individuo revestido de autoridade e poder divino.
Na cultura, e escritos rabínicos há também um correspondente em hebraico para o termo grego que é: Saliah, no judaísmo Saliah é um representante comissionado e enviado por um individuo.
No novo testamento como já foi dito, é onde mais encontramos a respeito do termo apóstolo, e é justamente ali que encontramos com exatidão e clareza sobre o uso do termo.
O termo apóstolo era usado de duas formas:
1) Forma restrita.
2) Forma ampla.
Na forma restrita do termo, encontramos o uso especifico para diferenciar os doze apóstolos dos demais.
"E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
E por derradeiro de todos me apareceu a mim, como a um nascido fora de tempo.
Porque sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus" (1 Coríntios 15.5-9)
Nesse texto já está evidente a diferenciação entre os doze e os demais. Não se trata de partidarismo ou divisão, e sim designação.
Na forma ampla, encontramos o uso do termo apóstolo para identificar qualquer outro indivíduo enviado em missão. Ou seja, alguém enviado para dirigir uma congregação, enviado para pregar a palavra, ou simplesmente a uma missão de coleta, nada a ver com a designação dos doze.
O termo é o mesmo, a diferença esta na atribuição do termo.
Exemplo da forma ampla:
"Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo" (1 Coríntios 8.23)
O texto original grego usa o termo 'apostolos' que foi traduzido como embaixador, uma vez que o significado é o mesmo, individuo enviado para representar, ou revestido de autoridade para tal. Paulo está dizendo que Tito foi enviado juntamente com os irmãos e ambos estão o representando e possuem autoridade para isso. Essa era uma missão prática e financeira.
A preocupação de Paulo de enviar cartas de recomendação se dá pelo fato de que, surgiram muitos falsos apóstolos (2 Coríntios 11.13/Apocalipse 2.2). Estes, beneficiavam-se da singeleza e bondade dos irmãos para espolia-los.
Um segundo exemplo do uso amplo do termo apóstolo é quando escreve a respeito de Epafrodito e o envia em uma missão:
"Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover as minhas necessidades" (Filipenses 2.25)
Está em negrito, Paulo usa o termo apóstolo para informar que Epafrodito foi enviado por ele para essa missão especifica.
De acordo com os escritores Neotestamentários várias outras pessoas foram chamadas de apóstolos:
- Paulo (1 Coríntios 15.9/Galátas 1.17/1 Tessalonicenses 2.6)
- Barnabé (Atos 14.14)
- Tito (2 Coríntios 8.23)
É importante mais uma vez mencionar que o termo apóstolo era o mesmo tanto para os doze como para essas e outras pessoas, a diferença está justamente na designação de cada um. Os doze receberam uma missão exclusiva (Mateus 10.2-4/Atos 1.20-26) e essa não foi repassada a nenhum outro, com exceção de Matias (falaremos um pouco mais adiante). Paulo sabia disso (Atos 15.2-23/Atos 16.4/Atos 15.9/Efésios 2.20), seria impossível para qualquer outro querer ocupar essa posição (Ver Atos 1.20-26) Ninguém possuía os critérios exigidos. O próprio Jesus deixou claro quando chamou Paulo (Atos 9.15,16)
A bíblia finaliza esse assunto dizendo: "E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do cordeiro" (Apocalipse 21.14) O número de apóstolos são doze, no lugar de Judas está o nome de Matias e não o de Paulo ou de qualquer outro; assim está escrito (Atos 1.26)
Jesus escolheu seus apóstolos, os treinou, os revestiu de autoridade, e os fez suas testemunhas. Nós como cristãos que somos, fomos escolhidos também, temos sido treinados, revestidos de poder e autoridade, somos testemunhas de Jesus também. Porém, o ministério dos doze foi único e não continuado.
Assim diz as escrituras.
Na fé, na certeza, e testemunhando
R.Silva
Bibliografia (Bíblia de Estudo Palavras chave: Grego-Hebraico/Manual Bíblico SBB/Enciclopédia da Vida de Jesus/Dicionário de Paulo e Suas Cartas)
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