quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ovelhas sem pastor

Marcos 6.30-34

"Voltaram os Apostólos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado.... ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, por que eram como ovelhas que não tem pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas"

Os discipulos haviam sido enviados para anunciar a respeito do Reino de Deus. Eles foram até as pessoas e oravam por enfermos, e estes eram curados; ensinavam sobre o perdão, a vida eterna, e muitas outras coisas... Todos eram alimentados pela palavra. Os discipulos foram instruidos por Jesus para que fizessem discipulos. Esta é a premissa do evangelho, ensinar para fazer discipulos bem nutridos, para que estes possam ensinar a outros com perfeição. É tornar os ouvintes em crentes maduros.
A mente daquele povo estava sobrecarregada de idéias e ensinamentos que tornavam a vida do homem cada vez mais pesada, já não bastasse o pecado que era uma carga pesada demais, ainda havia o fardo imposto por religiosos, sendo assim a vida se resumia a regras que prendiam, ao invés de um conhecimento de Deus que os libertasse.
O que torna a narrativa de Marcos mais interessante, é a atitude de Jesus. Quando ele vê o povo como ovelhas sem pastor, não é pelo fato deste povo está em um lugar a esmo, ou em um lugar inóspito, ou mesmo desprovido de alimentos, mas sim pelo fato da carência de conhecimento de Deus. Jesus não ofereceu comida a eles, não ofereceu abrigo, o que Jesus deu a eles em primeiro lugar foi a palavra, esta sim produz a certeza de se estar bem abrigado, esta alimenta a alma do faminto. Diz Marcos: "Jesus Passou a ensinar-lhes muitas coisas".
Hoje não é diferente, existem muitas ovelhas por ai sem pastor. Estão sendo alimentadas com "bolotas". As imaginações estão cada vez mais ferteis, as invenções são muitas; a deturpação da palavra de Deus chegou a um nivel insuportável, os canais de televisão estão recheados destes "tipões" ai, as rádios, internet e etc...o que é pior, existem alguns poucos homens de Deus que possuem a palavra de vida eterna como a possuiam os discipulos, mas estão se perdendo "alfinetando-se" é uma pena! estes precisam relembrar o que disse Jesus: "dai-lhe vós mesmos de comer"(6.37) (figuradamente falando)
Muitas ovelhas estão por ai sem pastor com suas almas famintas. O evangelho é simples, para os simples, e pregado por pessoas simples.
Paulo diz: "achando-se sábios tornaram-se loucos" (Rm 1.22)a preocupação destes está mais com suas posições, e ambições pessoais.

Pastores alimentem as ovelhas com o verdadeiro alimento!
Vamos deixar de lado toda estas bobagens que dilaceram a alma, e que faz com que aqueles que precisam ir para o céu estejam cada vez mais longe dele, pois pisam na cruz, e menosprezam o sacrificio de Cristo.

"Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: Prega a palavra...pois haverá tempo em que não suportaram a sã doutrina; pelo contrário, cerca-se-ão de mestres segundo as suas cobiças...e se recusarão a dar ouvidos a verdade, entregando-se a fábulas"(2Tm 4.1-4)

Que Deus possa abençoar a todo aquele que Lê, e crêr.