Uma Caverna Necessária


1 Reis 19.9 "Ali entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor, e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?"

Caverna, o que é uma caverna? Caverna é uma cavidade natural debaixo da terra, ou numa rocha.
A caverna possui muitas utilidades, pode ser usada como: Moradia permanente ou temporária, esconderijo e etc. Na bíblia, a caverna é usada com algumas finalidades. Abrigo temporário, esconderijo, sanitário, túmulo e lugar de encontro. (ver Gn 49.29; Js 10.16; 1Sm 22.1; 1Sm 24.3; 1Rs 19.9) É curioso o fato de uma caverna ser usada como lugar de encontro! Na verdade, o que deve estar em questão é, entrar em uma caverna para quê? Veja a pergunta: "Que fazes aqui Elias?" A questão não é estar em uma caverna, e sim o que fazer em uma caverna?Concordo com a opinião de Howard Hendricks que diz: "Muitas vezes o que mais precisamos para que Deus opere em nossa vida é fugir das luzes ofuscantes dos holofotes. E nada substitui esse período a sós com o Pai. Certas coisas pedem tempo e isolamento" (Pg. 79 do Livro: Discipulado. O caminho para firmar o caráter cristão) A caverna é um excelente lugar para meditação, autoanálise, introspecção, aferição de valores, e principalmente, lugar para ouvir a voz de Deus. Para uma conversa franca, um diálogo, é necessário maior aplicação, foco intenso, e acima de tudo calma e tranquilidade para ouvir. É na caverna que exercitamos a paciência e a fé. Jesus disse: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fecha a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto te recompensará" (Mt 6.6) Quando Jesus fala aqui sobre recompensa, ele está dizendo que grande recompensa para nós é ouvir a voz de Deus, é ter a resposta da oração, é contar com um Deus que quer ter comunhão com seus servos. Dito isto, levemos em consideração o fato de que, muitas situações surgem a nossa frente e nos levam a estar mais a sós com Deus, ai está clara a ideia de que a caverna (Lugar de estar a sós) é necessária, e digo, é importante para a nossa vida. Se olharmos para caverna como um período de tribulação em nossa vida, ainda assim teremos a certeza de que esta tribulação nos trouxe para bem mais perto de Deus.
Na caverna Elias ouve a voz de Deus, mansa, suave e audível, sem interferência.Naquele lugar ele pode perceber a nitidez da voz de Deus. Deus fala irmão! Deus ainda fala! Ele tem uma caverna preparada para você.

De dentro da caverna, na fé, paciência e muito feliz.
R.Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel, homem muito amado

Sinais que antecedem - Fenômenos Naturais

Em Sintonia com os Propósitos de Deus